22.3 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Lixo e entulho geram risco à saúde e incomodam moradores dos “predinhos”

Por Robson Trevisan

O acúmulo de lixo e entulhos nos condomínios populares dos bairros Novo Oeste e Orestinho já virou problema de saúde pública.

Apesar de ser proibido o descarte desse tipo de resíduos em vias públicas, passeios e áreas comuns de condomínios, o cenário nas esquinas dos residenciais é desolador.

O lixo, devidamente ensacado, é recolhido regularmente pelos caminhões da Financial, empresa terceirizada da Prefeitura de Três Lagoas, responsável pela coleta de lixo.

O entulho, no entanto, deveria ser depositado em caçambas. Maria José de Carvalho, que já foi síndica de mais de um condomínio da região, explica que o certo é aplicar multas.

“Eu coloquei câmeras em um dos condomínios e, com isso, conseguia monitorar os moradores que jogavam lixo ou entulhos de forma irregular. Depois, multava”, comentou.

A Prefeitura de Três Lagoas, através da campanha Mutirão de Limpeza, levou caçambas para o bairro no mês de junho de 2023. No entanto, de lá pra cá, o acúmulo de lixo e entulhos não deu trégua.

Além da preocupação com criadouros propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika), Flebótomo (Leishmaniose) e escorpiões, existe também o risco ambiental.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mato Grosso do Sul apresenta ações de desenvolvimento e sustentabilidade na COP30

Ainda segundo o governador, essas ações compõem uma agenda territorial que tem como meta clara o carbono neutro em 2030, em simultaneidade à inclusão social, geração de empregos e de renda.

Força Tática ‘estoura’ ponto de tráfico durante ação na Vila Piloto

Suspeito foi detido com porções de crack e maconha e mochila escondida em casa abandonada, que continha grande quantidade de entorpecentes.

Ao lado de Riedel, Coronel David reforça presença no Norte e garante ambulância que vai ampliar atendimento em Alcinópolis

Coronel David destacou a sensibilidade do Governo do Estado no atendimento aos 79 municípios e ressaltou o impacto das ações na vida das famílias contempladas.