27.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto, 2025

Cerveja com ou sem colarinho: o velho dilema que faz diferença no copo (e na sua saúde)

Por Robson Trevisan

Sim, eu sei que é um assunto polêmico. Mas aqui na Rádio Caçula de vez em quando até que a gente gosta de um “burburinho”. Ainda mais quando o assunto é sobre coisa boa, né?

Pois é, nas festas de fim de ano, o dilema transcende o amor ou ódio pela uva-passa ou se o famoso pavê é ou não pra se comer. Outro bafafá que sempre dá o que falar é se o chopp ou a cerveja devem ser servidos com um pouco de espuma, o famoso colarinho.

Um bom garçom (e um bom bebedor também) precisa saber: o colarinho é importante para manter o sabor e as propriedades do líquido mas também evita que a cerveja ou o chopp façam mal para o estômago.

Vamos às explicações. Antes de mais nada é fundamental entender que o colarinho ou a espuma é um processo natural da cerveja ou do chopp e que ocorre por conta da fermentação no seu processo de produção.

Essa espuma tem como finalidade garantir os aromas e sabores do líquido, além disso, contribui para manter a temperatura e impedir a sua oxidação.

Você se lembra de já ter tomado uma cerveja ou um chopp que estava com o gosto meio estranho? Talvez tenha sido justamente pelo excesso de contato do líquido com o oxigênio.

Agora, em relação à saúde, o colarinho tem uma outra função bastante estratégica: evitar a sensação de inchaço do estômago. Isso acontece porque a espuma da cerveja ou do chopp ajuda a quebrar as moléculas de gás carbônico, ou seja, o líquido já chega sem gás no estômago.

No vídeo abaixo, é possível ver – na prática – a diferença entre as duas “escolhas”. Ou seja, na hora de tomar sua cervejinha ou o seu chopp, um ou dois dedos de “colarinho” pode ser uma boa pedida! Saúde e lembre-se: se for beber, não dirija!

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Avião de Lauana Prado realiza pouso de emergência após voo

Apesar da gravidade da situação, ninguém da tripulação ou da equipe de Lauana se feriu

Moraes mantém condenação de mulher que pichou estátua no 8 de Janeiro

Cabeleireira foi condenada a 14 anos de prisão por participar dos atos O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira...

Ciclone extratropical: MS pode registrar temporal nesta semana

Ciclone extratropical que começou no norte da Argentina chega a Mato Grosso do Sul a partir de terça-feira (19) Depois de semanas marcadas por um...