20 C
Três Lagoas
sábado, 17 de outubro, 2026

Fogos de artifício com barulho: incômodo para pets, idosos e doentes

Por Robson Trevisan

Tradição milenar da virada do ano, a “queima” de fogos de artifício pode ser um verdadeiro martírio para idosos, pets, pessoas com autismo e doentes.

Comprovadamente, o excesso de barulho pode causar estresse, ansiedade, desconforto e até crises de pânico. Cães e gatos, por exemplo, têm uma sensibilidade auditiva maior do que os humanos e, por isso, tendem a sofrer mais com a soltura de fogos de artifício.

A recomendação é que os tutores mantenham a serenidade e não transmitam ainda mais estresse e ansiedade para seus bichinhos. Outra dica é acalmar os animais desde novos, ainda filhotes. 

Mesmo com essa estratégia é possível que alguns animais sejam mais sensíveis e desencadeiem fobias e reações fisiológicas graves. Nestes casos, segundo a médica veterinária, cães e gatos podem entrar em estado de luta, fuga ou “congelamento”.

Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sofrem com os estrondos das bombas e foguetes por terem uma hipersensibilidade a sons, o que fazem que elas escutem esses barulhos e ruídos de uma só vez provocando uma sobrecarga aos sentidos, ao mesmo tempo ocasionando crises como choros e instabilidade emocional e comportamental.

Pacientes hospitalizados, idosos ou pessoas que tenham outras condições, como esquizofrenia, também podem ser afetados.

Em Três Lagoas, desde 2020, um decreto proíbe o uso de fogos de artifício com estampidos em eventos realizados, apoiados ou custeados pelo Poder Público.

Esse é o caso, por exemplo, do “Esquenta da Virada” que acontecerá neste sábado, 30.12, no Balneário Municipal.

A Prefeitura de Três Lagoas contratou um show pirotécnico com fogos de baixo ruído, considerados “silenciosos” pelos fabricantes.

Os fogos sem estampido proporcionam dois tipos de sons: o primeiro se refere à emissão do disparo inicial, e o segundo chama-se ruído de abertura, uma explosão de pequena proporção provocada pelo rompimento da cápsula que gera os efeitos luminosos.

Para se ter uma ideia, os fogos comuns produzem sons com mais de 150 decibéis. Os de baixo ruído não chegam a 80 dB.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Detran-MS abre leilão com carros a partir de R$ 11,9 mil e motos por R$ 4,4 mil

Certame oferece 108 veículos aptos à circulação e também inclui lotes de sucatas, onde lances podem ser feitos até 3 de novembro

Arquivo Público de MS encontra 92 hinos inéditos que concorreram à escolha do símbolo estadual

Exposição em Campo Grande será aberta no dia 21 de outubro e apresentará letras, partituras e documentos históricos do concurso realizado em 1978

Feira de ciências reúne 469 estudantes e 100 projetos de MS em Campo Grande

FETEC-MS 2026 acontece de 18 a 21 de outubro, na UFMS, com participação de bolsistas de 26 municípios e apoio financeiro da Fundect
error: Conteúdo Protegido