22.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 18 de fevereiro, 2026

Presidente do TSE avalia como positiva eleição de 2012

Política – 08/10/2012 – 07:10

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, avaliou como positiva execução das eleições municipais de 2012. A ministra reiterou o apelo que fez aos jovem de que os julgamentos televisionados envolvendo políticos não devem desanimar os jovens e disse que a política não pode ser demonizada. Com base em números, Cármen Lúcia se mostrou otimista e com o volume de votos brancos e nulos, além das abstenções.

“A política não pode ser demonizada, porque é uma atividade nobre. Pedi licença para reafirmar o que é de conhecimento pleno, é a política ou a guerra. Preferimos a política”, disse Cármen Lúcia, exclarecendo a interpelação feita no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) durante julgamento do mensalão.

“Eu acho que a minha fala é exatamente porque acredito no brasileiro. Gosto muito deste meu país e dos nossos cidadãos. Não quero que haja interpretação de que estado de direito seja mais difícil”, acrescentou a ministra.

Apoiada em números, a presidente da Corte disse que o número de votos brancos e nulos não foi diferente dos pleitos anteriores.”O índice de votos brancos e nulos foi normal”, disse a ministra, acrescentando o baixo número de abstenções de Sergipe como referência. No estado, cerca de 95% dos eleitores compareceram às urnas.

Para Cármen Lúcia, o volume de prisões tem mostrado tendência de queda em relação aos últimos anos. “Houve mais de 5 mil prisões em 2008, 3,5 mil em 2010 e neste anos foram menos de 2 mil pessoas que tiveram prisão decretada”, afirmou.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

CAE pode votar regulamentação da profissão de cuidador e passe livre para pacientes com câncer

Propostas estão na pauta da reunião de terça-feira e tratam de direitos trabalhistas e acesso ao transporte para tratamento de saúde

Anvisa aprova três novos radiofármacos para diagnóstico de doenças neurológicas, ósseas e renais

Medicamentos serão usados em exames de medicina nuclear e podem ampliar o acesso a diagnósticos no Brasil Nesta quarta-feira (18), a Agência Nacional de Vigilância...

Governo prorroga decreto de corte de gastos e mantém redução de 25% no custeio em 2026

Medida busca compensar queda na arrecadação, garantir metas fiscais e preservar investimentos estratégicos no Estado O Governo do Estado publicou, nesta quarta-feira (18), a prorrogação...