26.2 C
Três Lagoas
domingo, 16 de novembro, 2025

Justiça Eleitoral proíbe de fogos de artifício à abertura de supermercados no interior

Política – 07/10/2012 – 13:10

A Justiça Eleitoral adotou algumas medidas mais drásticas e curiosas em alguns municípios de Mato Grosso do Sul. Houve desde a ampliação da Lei Seca, que entrou em vigor desde às 12h de ontem em alguns locais, à proibição de soltar fogos de artifícios e até a circulação de veículos na cidade durante a madrugada. Em Ribas do Rio Pardo, supermercadistas travaram uma guerra com a Justiça Eleitoral para abrir as portas neste domingo. De acordo com a diretora geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Letânia Ferraz de Brito Coutinho, na eleição, sendo municipal, cada comarca determina as regras. Ela não vê como capricho essas medidas que fogem à regra de Campo Grande. “É alguma preocupação maior”, disse. “Na Capital essas coisas não aconteceram porque os juízes se reuniram e soltaram uma portaria conjunta”, completou. Para Letânia, está tudo sob controle para as eleições deste domingo no Estado.

Em Paranhos, a Lei Seca espichou bastante, e ficou estabelecida desde o meio-dia de ontem até às 19h de hoje, ou 31 horas sem venda de bebida alcoólica. A diretora do TRE atribuiu a ampliação à existência de muitas aldeias no município. Cerca de 40% dos eleitores de Paranhos são indígenas. Outro fato intrigante em Paranhos é a permissão de soltar fogos de artifícios somente em um curto período deste domingo: das 20h às 22h. Neste caso, a medida tem relação com o fato da cidade fazer fronteira com o Paraguai. Em Chapadão do Sul, a população não pode circular de carro, motocicleta ou caminhão na madrugada de hoje, da meia-noite às 6h. Terão permissão para trafegar somente autoridades eleitorais, policiais e da área de saúde para atendimento médico por veículos particulares em situação devidamente justificada.

Em Ribas do Rio Pardo, tentou-se proibir o funcionamento de supermercados de médio e de grande porte. A proibição iria da meia-noite às 17h de hoje. Mas um mandado de segurança obtido pela Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (AMAS), na noite de sexta-feira, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), suspendeu os efeitos da portaria expedida pela zona eleitoral da comarca, que fecharia os estabelecimentos neste domingo. A Lei Seca vai durar 24 horas em Laguna Carapã, das 19h de ontem às 19 de hoje. Na cidade, forças federais atuarão a pedido do juiz local pela necessidade de segurança no dia pleito. Segundo o soldado da Polícia Militar, Orvanildo Ribas Godin, Laguna tem uma situação diferente. “É bem complicado, a confusão é bem grande, sempre que há eleição municipal o pleito é bem acirrado”, explicou.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pré-matrículas para a Rede Municipal de Ensino 2026 de Três Lagoas começam no dia 2 de dezembro

A partir das 7h da manhã do dia 2, o link oficial de matrículas estará ativo para receber os dados dos novos estudantes. A SEMEC organizou o processo em duas fases distintas:

Três Lagoas lamenta a morte de comerciante tradicional do bairro Vila Nova

Morador conhecido pela comunidade foi encontrado sem vida em casa, onde velório ocorre neste domingo, 16.

Discussão por tesoura termina em agressão dentro de sala de aula em escola de Três Lagoas

Aluno de 15 anos teria sido ferido após um desentendimento durante atividade em grupo.