24.2 C
Três Lagoas
domingo, 16 de novembro, 2025

Primeiro voto na urna eletrônica é para vereador; aprenda a votar

Política – 04/10/2012 – 13:10

No próximo domingo (7), mais de 140 milhões de eleitores devem votar para vereador e prefeito.

O primeiro voto na urna eletrônica é para o candidato a vereador. São cinco dígitos, seguidos da tecla “confirma”. É preciso atenção. Isso porque também é possível votar na legenda. Assim, se o eleitor digitar primeiro seu voto para prefeito, estará votando nos candidatos do partido, e não no vereador.

Segundo voto é para prefeito

O segundo voto é para o candidato a prefeito, com os dois algarismos do candidato escolhido, seguidos da tecla “confirma”.

Se o eleitor não tiver escolhido um vereador, mas quiser votar em um partido, basta digitar os dois números da legenda e confirmar.

Brancos e nulos

Na urna eletrônica, também é possível votar em branco, na tecla “branco”, e corrigir o número digitado com a tecla “corrige”.

Se o número digitado for inexistente, e o eleitor apertar “confirma”, o voto é considerado nulo.

O candidato é eleito pelos votos válidos, ou seja, pela soma de todos os votos, excluídos os brancos e nulos.

Votar nulo ou em branco, porém, pode influenciar no resultado da eleição. Isso porque o candidato que está na frente precisará de menos votos para ser eleito.

Cola eleitoral

Para não errar na hora de votar, o Tribunal Superior Eleitoral divulgou uma cola, que pode ser usada no primeiro turno das eleições municipais 2012. É possível acessá-la no site do TSE.

Fonte: Do G1 / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PROCON-TL divulga pesquisa de preços de combustíveis no município

O levantamento tem como objetivo auxiliar os consumidores a encontrarem os melhores valores e incentivar a concorrência justa no mercado local.

Defesa Civil de Três Lagoas passa a funcionar em prédio totalmente revitalizado pela SEINTRA

A revitalização incluiu a troca total do telhado, substituição do forro, nova pintura e demais reparos estruturais necessários para garantir a integridade do imóvel.

OAB-MS move ação civil pública e cobra responsabilidade de empresas sobre golpe do “falso advogado”

Secretário-geral e corregedor da OAB-MS, Luiz René Gonçalves do Amaral destacou que MS já registrou mais de 1,200 denúncias do golpe e defendeu a criação de mecanismos rápidos para derrubar perfis falsos e proteger a população.