28.3 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

Em 90 dias, imposto sobre armas de fogo vai aumentar 55%

Imposto sobre munição também sofre alteração, passando de 13% para 25%.

CAMPO GRANDE NEWS – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou decreto que aumenta para 55% a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para revólveres, pistolas, espingardas, carabinas, spray de pimenta e outros equipamentos.

Atualmente, o percentual definido pelo governo anterior é de 29,25%, praticamente a metade. O imposto sobre munição passa de 13% para 25%. O governo estima arrecadar R$ 342 milhões com a medida já para o ano que vem.

O decreto foi publicado e começar a valer em 90 dias. A medida faz parte do projeto de desarmamento da população e recadastramento de armas em circulação. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em cinco meses foram mais de 930 mil armas recadastradas.

Outro decreto em vigor desde o início deste ano é a suspensão do registro para compra e transferência de armas e de munições de uso restrito por CACs (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...

Fraudes no INSS e crime organizado dominam investigações do Congresso em 2025

CPMIs e CPIs avançam sobre descontos ilegais de aposentados, esquemas bilionários e a atuação de facções no Estado As fraudes no Instituto Nacional do Seguro...