26.5 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Curso de negociação do Bope capacita policiais militares de MS

O Bope (Batalhão de Operações Especiais) da PM (Polícia Militar) de Mato Grosso do Sul está realizando neste mês a quarta edição do Curso de Negociação Policial. O curso tem por objetivo principal formar policiais militares aptos a atuar na função de negociador policial, integrando a equipe do Bope.

Além disso, outro objetivo é de fornecer às unidades da PM e coirmãs multiplicadores da doutrina de negociação e gerenciamento de crises. Com duração de três semanas, totalizando 165 horas-aula, a capacitação é realizada nas instalações do Bope e em locais externos, conforme necessidade.

Participam do curso 15 policiais da Polícia Militar e cinco integrantes de outras instituições de segurança pública. Os alunos aprendem técnicas de negociação em ocorrências com reféns, suicidas, unidades prisionais rebeladas, dentre outras, psicologia aplicada à negociação, neurolinguística, oratória, assim como todo o fundamento doutrinário relacionado a ocorrências de crise.

O Bope já possui uma equipe com profissionais formados e atuando nessa área. Além disso, já capacitou vários outros policiais dentro da Polícia Militar e de outras instituições.

O corpo de instrutores é composto por integrantes do Bope, pertencentes a Enep (Equipe de Negociação Policial), Gate (Grupo de Aćões Táticas Especiais), GBE (Grupo de Bombas e Explosivos) e Gapp (Grupo de Atiradores de Precisão Policial).

Dirante o treinamento, serão fornecidos aos alunos todo o conhecimento necessário para atuar em ocorrências de crise policial utilizando a negociação. O 4º Curso de Negociação Policial do Bope teve início do dia 4 de Setembro e a solenidade de encerramento será realizada na sexta-feira (22). O evento está marcado para as 9h, no Plenário do Tribunal de Justiça – Avenida Mato Grosso, bloco 13, Parque dos Poderes, Campo Grande.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS terá três mega usinas de energia solar com potencial para suprir 63% do consumo atual do Estado

Iniciativa envolve parceria com a Casa dos Ventos, com investimento de R$ 5,12 bilhões

MS tem o 2º maior crescimento do PIB do país em 2023

O desempenho sul-mato-grossense foi o segundo maior do país, atrás apenas do Acre (14,7%).

COP 30: Arauco debate desafios de comunicar a sustentabilidade

Precisão, coragem e responsabilidade são fundamentais para todos os públicos, destaca executivo da companhia.