38 C
Três Lagoas
sexta-feira, 20 de fevereiro, 2026

Casos de feminicídio caíram pela metade em Mato Grosso do Sul

Números de casos são 50% menores em relação ao mesmo período de 2022

De janeiro a maio de 2023, nove mulheres perderam a vida como vítimas de feminicídio em Mato Grosso do Sul. A quantidade apresenta uma redução de 50% em comparação ao mesmo período de 2022, quando ocorreram 18 óbitos, de acordo com informações fornecidas pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

A implementação do serviço de exames periciais em duas delegacias da cidade, iniciado em março, e as iniciativas do Promuse (Programa Mulher Segura) da PM (Polícia Militar) influenciam as estatísticas, além das ações de toda a rede de proteção. As denúncias desempenham um papel importante na prevenção, de acordo com a delegada. “Na maioria dos casos de feminicídios consumados, as vítimas não haviam registrado boletins de ocorrência contra os agressores. O boletim de ocorrência, juntamente com o pedido de medidas protetivas, é extremamente importante, pois proporciona proteção à vítima e também gera um certo temor nos agressores, ao saberem que serão punidos, evitando assim atos violentos contra as mulheres e prevenindo não apenas feminicídios, mas também outros tipos de crimes”.

O Promuse, está presente em 18 municípios de Mato Grosso do Sul, oferecendo monitoramento e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Os policiais militares treinados realizam um policiamento orientado com o objetivo de combater a violência doméstica contra as mulheres, através da fiscalização de medidas protetivas urgentes, ações preventivas, visitas técnicas, conversas com vítimas, familiares e até mesmo com os agressores, encaminhando-os aos órgãos da rede de combate à violência contra as mulheres.

No caso de necessidade de socorro, a mulher deve entrar em contato com a PM através do número 190 ou pelo número (67) 99180-0542, que também possui WhatsApp, ou ainda pelos canais disponíveis nas regiões do interior do Estado. Após a primeira visita da equipe ao domicílio da vítima, ela passa a ser acompanhada regularmente através de contatos telefônicos e presenciais.

Informações: CG NEWS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Marinha realiza ação da Capitania Itinerante em Três Lagoas com serviços para navegadores

Atendimentos acontecem nos dias 19 e 20 de fevereiro no Balneário Municipal, com emissão e renovação de documentos náuticos

Prefeitura de Três Lagoas avança com segunda etapa de asfalto e drenagem no Jardim Alvorada

Obra com investimento superior a R$ 5 milhões inclui pavimentação, rede pluvial, calçadas acessíveis e sinalização viária

Prefeitura de Três Lagoas inicia terceira etapa de obras de asfalto e drenagem no bairro Vila Alegre

Investimento de R$ 4,4 milhões prevê pavimentação, drenagem, calçadas acessíveis e sinalização viária