20.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 15 de maio, 2025

Brasil estreia sábado (10) no Mundial de Basquete em cadeira de rodas

O Mundial de basquete adaptado em cadeira de rodas tem início nesta sexta-feira (9) em Dubai (Emirados Árabes Unidos). O Brasil marca presença com suas equipes masculina e feminina. As mulheres farão sua estreia no sábado (10) às 2h45 (horário de Brasília) contra o Canadá. Já os homens iniciarão sua campanha no domingo (11) às 5h, enfrentando os anfitriões. Os jogos serão transmitidos ao vivo pelo canal da Federação Internacional da modalidade (IWBF) no YouTube.

No torneio masculino, 16 seleções se enfrentarão, divididas em quatro grupos. Todas avançarão para as oitavas de final. Na fase de grupos, as equipes jogarão entre si (três partidas) para determinar os confrontos da fase eliminatória. Além dos Emirados Árabes, os brasileiros enfrentarão Austrália e Itália no grupo.

A competição feminina contará com 12 equipes, divididas em duas chaves com seis times cada. As seleções do mesmo grupo se enfrentarão (cinco jogos) e as quatro melhores campanhas avançarão para as quartas de final. O Brasil terá pela frente Canadá, Austrália, Espanha, Grã-Bretanha e China. As últimas duas equipes serão os adversários mais desafiadores. As britânicas são as vice-campeãs mundiais atuais, enquanto as chinesas conquistaram a medalha de prata nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio em 2021.

Ambas as seleções brasileiras participarão do Mundial pela quarta vez. Os homens buscam ir além do nono lugar conquistado em Amsterdã (Holanda) em 2006. O técnico Itamar Silva convocou um time com muitas caras novas. Dos 12 jogadores, apenas Dwan Santos e Amauri Viana estiveram na edição anterior em Hamburgo (Alemanha) em 2018.

O basquete em cadeira de rodas é uma das modalidades mais antigas do movimento paralímpico, tendo sido parte de um projeto de reabilitação para veteranos de guerra em Stoke Mandeville (Grã-Bretanha) nos anos 1940. Esse projeto pioneiro no paradesporto foi coordenado pelo médico neurologista alemão Ludwig Guttmann. Desde então, o esporte tem sido incluído em todas as edições dos Jogos Paralímpicos.

Assim como no basquete convencional, o basquete em cadeira de rodas paralímpico é jogado com equipes de cinco atletas. A diferença é que, além de utilizarem cadeiras de rodas, os jogadores recebem pontuações de acordo com o nível de deficiência, variando de 1.0 a 4.5. A soma dos pontos dos jogadores em quadra não pode exceder 14. Quanto menor for a pontuação, maior será o grau de comprometimento físico-motor do jogador.

Durante a partida, os atletas devem quicar, arremessar ou passar a bola a cada dois toques para moverem suas cadeiras. As dimensões da quadra e a altura da cesta são as mesmas do basquete olímpico, assim como o tempo de jogo, com quatro períodos de dez minutos.

Programação (Primeira fase) Seleção feminina

10/06 – 2h45 Brasil x Canadá

11/06 – 7h30 Brasil x Grã-Bretanha

12/06 – 11h45 Brasil x Austrália

13/06 – 11h45 Brasil x China

16/06 – 9h45 Brasil x Espanha

Seleção masculina

11/06 – 5h Brasil x Emirados Árabes Unidos

13/06 – 5h Brasil x Itália

14/06 – 5h15 Brasil x Austrália

Informações: Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS inicia entrega de cartões da busca ativa de benefício

Desde 17 de março, mais de 2,1 mil visitas da busca ativa foram realizadas nos 79 municípios sul-mato-grossenses, como parte da iniciativa de erradicar a extrema pobreza.

Suinocultura impulsiona economia de MS e vira referência nacional

A cadeia movimenta 129 empresas, gera cerca de 32 mil empregos diretos e já produziu 315 mil toneladas de carne suína neste ano, com projeção de crescimento de 10% para 2025.

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta quinta-feira

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional!