27.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Brasil tem 16 milhões de vacinados com dose bivalente contra covid-19

Imunização está disponível para todos os brasileiros acima de 18 anos

O Ministério da Saúde informou que 16 milhões de pessoas já receberam a vacina bivalente contra a covid-19. Toda a população acima de 18 anos pode ser imunizada, o equivalente a cerca de 97 milhões de pessoas.

Pode tomar a dose bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com dose em atraso, pode procurar também as unidades de saúde.

O estado com a maior quantidade de doses aplicadas, até o momento, é São Paulo, onde mais de 5 milhões foram vacinados, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A campanha de imunização com a vacina bivalente teve início em fevereiro, voltada para os grupos prioritários, como idosos, gestantes e pessoas com deficiência ou imunocomprometidas. Em abril, o governo federal ampliou a dose de reforço bivalente para todo público com mais de 18 anos.

“A estratégia da dose de reforço é feita porque, passado um tempo, a resposta do organismo cai e um novo contato com a vacina eleva sobremaneira a efetividade da prevenção contra o coronavírus. Pesquisas já realizadas apontam, por exemplo, que as doses de reforço desempenham um papel fundamental na prevenção de óbitos por Covid-19”, informa o ministério.

A pasta orienta ainda que, além da vacina bivalente, as pessoas tomem outras vacinas que estejam atrasadas. (Com Agência Brasil)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Câmara de Três Lagoas homenageia profissionais que contribuem com o desenvolvimento da cidade

Sessão solene proposta pela vereadora Evalda Reis destacou nomes da saúde, educação, assistência social, comércio, agronegócio e política O plenário da Câmara Municipal de Três...

Em ação rápida, Prefeitura de Três Lagoas afasta médico acusado de assédio sexual

Secretária Juliana Salim determinou suspensão preventiva do profissional lotado em unidade do Parque São Carlos até a conclusão do processo administrativo.

Colisão entre carretas deixa motorista ferido e complica o trânsito na MS 112 entre Três Lagoas e Inocência

Acidente ocorreu na tarde desta quarta-feira, 12, e deixou um condutor preso às ferragens, onde rodovia ficou parcialmente interditada por várias horas.