Educação – 04/09/2012 – 18:09
A Administração Municipal de Três Lagoas para incentivar a agricultura familiar contratou fornecedores rurais através de processo licitatório simplificado. Serão 13 produtores rurais e uma cooperativa que durante seis meses irão vender R$ 20 mil reais cada em produtos hortifrutigranjeiros que serão utilizados na merenda escolar.
A compra segue as regras do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com isso, a produção de verdura, legumes, ovos e tomates cultivados pelos pequenos produtores rurais abastecem escolas Municipais e Centros de Educação Infantil da Cidade.
A cooperativa que fornecerá para a Prefeitura é de Mirandópolis (SP), e oitos produtores são do Cinturão Verde, dois são da horta Nova Esperança e três são agricultores do Distrito de Arapuá.
Alimentação escolar
O serviço de alimentação escolar do Município de Três Lagoas segue as normas recomendadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Com a Lei do PNAE não é necessário que os pequenos produtores passem por licitação de concorrência para tornarem fornecedores da Prefeitura. E, é uma exigência do PNAE que pelo menos 30% da alimentação escolar pública seja oriunda de organizações da Agricultura Familiar.
Hoje, a Secretaria Municipal de Educação atende a 8 mil refeições diárias no Ensino Fundamental e 2 mil na Educação Infantil.
Os cardápios são elaborados por nutricionista, atendendo as orientações nutricionais preconizadas pelo Programa.
De acordo com a nutricionista da Prefeitura, Vania Borges, no Ensino Fundamental os alunos recebem lanche único nos dois períodos, incluindo refeições salgadas e doces, utilizando alimentos básicos (arroz, feijão, macarrão, fubá, farinha, leite, pão, biscoitos, carne, frango, frutas e verduras) e semielaborados (preparados em pó, enriquecidos com vitaminas e sais minerais). Os cardápios são elaborados mensalmente, considerando aceitação dos alunos, hábitos alimentares, clima, faixa etária atendida e disponibilidade dos alimentos.
Já na escola de período integral Professor Ramez Tebet, com 600 alunos, é servida três refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche da tarde).
Fonte: Assessoria/Redação / Divulgação