18.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de dezembro, 2025

Costa Cruzeiros pagará passagem e danos a passageiros de navio

Internacional – 19/01/2012 – 17:01

A Costa Cruzeiros, proprietária do Costa Concordia, o navio que naufragou na última sexta-feira em frente à ilha italiana de Giglio, anunciou nesta quinta-feira que está entrando em contato com passageiros e associações de consumidores para ‘reembolsar a passagem e as demais despesas materiais’.

O presidente e executivo-chefe da Costa Cruzeiros, Pier Luigi Foschi, enviou uma carta a todos os passageiros para defender a atuação da companhia e de sua tripulação.

Na nota da empresa italiana é informado que está contatando todos os passageiros para se certificar de que conseguiram retornar a suas casas, saber de seu estado de saúde e confirmar que abonará o custo do bilhete de embarque e as outras despesas materiais que tiveram devido ao acidente.

Além disso, a Costa Cruzeiros expressa seu pêsames pelas vítimas e sua solidariedade aos familiares dos até agora 11 mortos e acrescenta que ‘reafirmará seu empenho e dedicação constante à segurança e à relação com seus passageiros, que representam seu patrimônio mais importante em seus mais de 60 anos de trabalho’.

‘Aproximadamente 1,1 mil pessoas da Costa Cruzeiros no mundo todo estão trabalhando sem descanso desde a noite da sexta-feira na gestão deste terrível acidente, a fim de oferecer assistência aos passageiros e tripulantes para que possam se reunir com suas famílias em seus locais de residência’ indica Foschi.

Na carta, o presidente da companhia não cita em nenhum momento o capitão do Costa Concordia, Francesco Schettino, mas lembra que ‘houve atos de heroísmo por parte de membros da tripulação, que antepuseram a salvação dos demais à própria’.

Diante das críticas de alguns passageiros pela ausência de ajuda por parte da tripulação, Foschi indica que os funcionários ‘se comportaram de maneira admirável em uma situação de dificuldade extrema, conseguindo, nas terríveis condições em que se encontravam, evacuar mais de 4 mil pessoas no menor tempo possível’.

Foschi afirma ainda que todos os membros da tripulação realizam um treinamento específico para lidar com as emergências e para dar assistência aos hóspedes em caso de abandono do navio.

Muitos dos passageiros do Costa Concordia denunciaram que não havia membros da tripulação indicando o que fazer ou descendo os botes de salvamento.

‘A preparação da tripulação da Costa Cruzeiros é examinada periodicamente pela Guarda Litorânea e por organismos independentes, respeitando os requisitos especificados no sistema SMS (Safety Management System – sistema de gestão de salvamento)’, acrescenta Foschi.

Fonte: EFE

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confraternização da Rádio Caçula

A equipe da Rádio Caçula se reuniu na última terça-feira, dia 16, no tradicional Espetinho do Guina, para celebrar o encerramento de mais um...

Polícia Civil esclarece furto de joias e recupera bens em Três Lagoas

Investigação da 1ª DP identificou a autora do crime ocorrido no bairro Interlagos, localizando a maior parte dos produtos levados.

OAB de Três Lagoas celebra 52 anos de história e fortalecimento da advocacia no Bolsão

Subseção que atende Três Lagoas, Brasilândia e Selvíria comemora mais de meio século de atuação, destacando defesa das prerrogativas, crescimento institucional e protagonismo regional.