22.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

A SMS tem algumas recomendações para evitar que o mosquito da dengue faça a festa na sua casa

Muitas famílias aproveitam o período de Carnaval para viajar e, às vezes, se esquecem de tomar importantes cuidados com suas casas e quintais para evitar risco de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

Neste sentido, o Setor de Entomologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta aos moradores de Três Lagoas que proceda uma vistoria especial em toda a residência. A coordenadora do Setor e presidente do Comitê de Combate à Dengue, Georgia Medeiros, destaca o que deve ser feito neste período.

“Caso vá descansar ou curtir a folia e fique vários dias fora de casa, é importante que o morador elimine qualquer possibilidade de criadouro do mosquito da dengue, como deixando baldes, garrafas e vasilhas virados para baixo, colocando terra nos pratinhos dos vasos de planta, tampas em caixa d’água e outros recipientes”, explicou a coordenadora.

Georgia destaca também a providência imediata em caso de vazamentos em torneiras e encanações e locais de acúmulo de água das chuvas.

“Existem imóveis com desníveis no chão ou sem vazão que podem acumular a água das chuvas, tornando-se outro problema em relação aos criadouros. Um ponto importante que o cidadão deve lembrar é que o ciclo de reprodução do mosquito da dengue é de 5 a 10 dias”.

CARNAVAL EM CASA

As orientações para quem não vai viajar e vai curtir em casa são as mesmas. Como será um mês chuvoso e é uma época de grande consumo de bebidas em geral, a SMS pede a colaboração da população deposite corretamente no lixo materiais, embalagens e recipientes que possam vir a acumular água.

“Geralmente encontramos muitas latinhas de bebida e garrafas plásticas jogadas nas ruas e em terrenos, sendo mais uma preocupação para nossas equipes e um risco para toda sociedade”, finalizou.

Com informações da Prefeitura Municipal de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas recebe nova picape da Secretaria de Estado de Saúde para reforçar a Vigilância em Saúde

Veículo doado pelo Governo do Estado será utilizado para apoiar ações e deslocamentos das equipes municipais de saúde A Prefeitura de Três Lagoas recebeu oficialmente...

Risco de morte fetal é 68% maior em municípios mais pobres, aponta pesquisa da Fiocruz

Estudo revela desigualdade na natimortalidade e reforça necessidade de políticas públicas específicas para regiões vulneráveis

Três Lagoas moderniza setor de oftalmologia e reduz filas com novo equipamento

Aquisição de tomógrafo garante diagnósticos mais precisos e atendimento mais rápido na rede pública de saúde A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria...