20.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 10 de abril, 2026

A SMS tem algumas recomendações para evitar que o mosquito da dengue faça a festa na sua casa

Muitas famílias aproveitam o período de Carnaval para viajar e, às vezes, se esquecem de tomar importantes cuidados com suas casas e quintais para evitar risco de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

Neste sentido, o Setor de Entomologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta aos moradores de Três Lagoas que proceda uma vistoria especial em toda a residência. A coordenadora do Setor e presidente do Comitê de Combate à Dengue, Georgia Medeiros, destaca o que deve ser feito neste período.

“Caso vá descansar ou curtir a folia e fique vários dias fora de casa, é importante que o morador elimine qualquer possibilidade de criadouro do mosquito da dengue, como deixando baldes, garrafas e vasilhas virados para baixo, colocando terra nos pratinhos dos vasos de planta, tampas em caixa d’água e outros recipientes”, explicou a coordenadora.

Georgia destaca também a providência imediata em caso de vazamentos em torneiras e encanações e locais de acúmulo de água das chuvas.

“Existem imóveis com desníveis no chão ou sem vazão que podem acumular a água das chuvas, tornando-se outro problema em relação aos criadouros. Um ponto importante que o cidadão deve lembrar é que o ciclo de reprodução do mosquito da dengue é de 5 a 10 dias”.

CARNAVAL EM CASA

As orientações para quem não vai viajar e vai curtir em casa são as mesmas. Como será um mês chuvoso e é uma época de grande consumo de bebidas em geral, a SMS pede a colaboração da população deposite corretamente no lixo materiais, embalagens e recipientes que possam vir a acumular água.

“Geralmente encontramos muitas latinhas de bebida e garrafas plásticas jogadas nas ruas e em terrenos, sendo mais uma preocupação para nossas equipes e um risco para toda sociedade”, finalizou.

Com informações da Prefeitura Municipal de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Operação em Brasilândia prende suspeito com madeira furtada escondida em matagal

Homem de 45 anos foi preso em flagrante após denúncia anônima levar policiais a cerca de 70 m³ de eucalipto de origem suspeita, avaliados em mais de R$ 10 mil

PRF apreende 20 mil maços de cigarros contrabandeados na BR 262

Carga de origem estrangeira foi encontrada em caminhão durante fiscalização em Água Clara e encaminhada à Polícia Federal em Três Lagoas

‘Dia Nacional da Biblioteca’ reforça papel cultural e social da leitura em Três Lagoas

Bibliotecária destaca que espaços vão além dos livros e atuam como centros de inclusão, conhecimento e resistência em meio ao avanço digital