Nos primeiros dias do mês de fevereiro, Três Lagoas (MS) passará a contar com o serviço de teledermatologia, afim de desafogar a fila de espera no atendimento com o especialista em dermatologia.
A princípio, o atendimento estará ocorrendo em três unidades de saúde do município e finalizando com um mutirão. Datas e locais ainda estão sendo definidos e logo será divulgada toda a população.
Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passaram por um treinamento e curso específico para realização de todo o procedimento.
O QUE É O TELEDERMATOLOGIA?
A Teledermatologia é um modelo funcional de diagnóstico em dermatologia via internet, através do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT), que possibilita e facilita a aproximação da Atenção Primária à Saúde e do atendimento especializado.
Utiliza protocolos clínicos de registro fotográfico de lesões que possibilitam ao médico descrever a lesão, classificar o risco e, quando necessário, sugerir a conduta clínica na Atenção Primária à Saúde.
Nosso objetivo é qualificar a fila de espera para consulta com especialista, além de melhorar o acesso dos pacientes ao diagnóstico e manejo de problemas dermatológicos.

COMO FUNCIONA?
O Médico solicita o Telediagnóstico em Dermatologia e encaminha o paciente para Unidade de Saúde cadastrada como Ponto de Telediagnóstico onde é realizado o registro fotográfico. Posteriormente, tal registro é enviado juntamente às informações clínicas do paciente via plataforma para o Núcleo Especialista laudar.
O laudo é feito por especialistas do Núcleo de Telessaúde de SC/UFSC e tem o prazo de até 72h para ser devolvido à unidade solicitante, onde o médico fará a devolutiva com o paciente. Esse laudo pode ser visualizado pelo médico solicitante, pelo profissional que realizou o exame e pelo paciente por meio de protocolo de acesso.


