23.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 21 de julho, 2025

No Município 69,8% dos eleitores esperam por mais saúde

Economia – 14/08/2012 – 13:08

Levantamento realizado pelo DATAmax aferiu que a maior demanda da população de Três Lagoas é a saúde pública. Foram entrevistadas 420 pessoas entre os dias 4 e 7 de agosto, e destas, 69,8% afirmaram que a saúde tem sido o maior problema do município. Em segundo lugar está a segurança pública, que atingiu índice de 31,2% das reclamações.

Hoje, com base na legislação federal, cabe ao município gerir os recursos e oferecer os serviços de saúde. “É no Município que se devem organizar as ações e serviços de saúde, sendo responsabilidade deste a execução dessas ações e serviços públicos de saúde, com colaboração técnica e financeira da União e do respectivo Estado”, diz o artigo 18 da Lei 8.080/90.

Já a segunda maior demanda da população três-lagoense é de responsabilidade do Governo do Estado, que, inclusive, tem uma representante do município na chefia, a vice-governadora Simone Tebet (PMDB). O artigo 144 da Constituição Federal prevê que a segurança pública é um “dever do Estado e direito e responsabilidade de todos”.

Outras demandas

Na pesquisa, o trânsito ficou em terceiro entre as demandas das pessoas entrevistadas, recebendo média total de 24,3% de citações. Entre as mulheres, 26,9% reprovaram a limpeza pública que em média ficou com 23,1%. Quanto à educação e cultura, 38,1% daqueles que possuem ensino superior completo reprovaram, e 21,2% foi a média de rejeição.

Quase empatados estão pavimentação de ruas e avenidas que alcançou 20,5% da média total e a habitação e moradia que teve um total de 20,2%%, mas foi mais rejeitada pelo público com mais de 50 anos.

O tratamento de esgoto foi lembrado como o sexta demanda de Três Lagoas com 15,2% de rejeição total, ficando à frente da geração de emprego, item mais reclamado pelos jovens, com 25% de reprovação e média percentual de 10,5%.

Esporte e lazer alcançou 9,5% e assistência social e transporte alcançaram o mesmo patamar de rejeição: 9% dos votos. A rede de abastecimento de água tem 8,6% de reprovação e foi lembrada principalmente pelas pessoas mais idosas.

Atingindo 6,9% de margem de demanda, a iluminação pública foi mais lembrada pelas pessoas acima de 25 anos e a questão do meio-ambiente alcançou 6,2% tendo muita reprovação do público masculino. Por fim, o planejamento urbano ficou com 5,5%, índice lembrado por 9,5% dos entrevistados com ensino superior completo.

A margem de erro da pesquisa para mais ou para menos é de 4,7% e o grau de confiança é de 95%. O registro foi efetivado no dia 5 de agosto sob o número MS-00072/2012.

Fonte: Midia Max com informações DATAmax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Feirão de produtos frescos e conhecimento na 1ª Semana da Agricultura Familiar de Três Lagoas

De 24 a 25 de julho, a Arena Mix e a Esplanada da NOB se transformam em pontos de encontro para produtores e consumidores Três...

Agricultura familiar de MS já vendeu mais de R$ 5 milhões a programas estatais em 2025

As maiores vendas foram para programas que destinam alimentos a pessoas financeiramente vulneráveis e a escolas municipais do estado

Queda nos óbitos por síndrome respiratória em MS indica avanço da vacinação

Estado registrou 25 mortes nesta semana, mas número vem diminuindo nas últimas cinco semanas epidemiológicas Mato Grosso do Sul registrou 25 novos óbitos por Síndrome...