36.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Aprovado documento sobre coordenação pedagógica no Estado

Educação – 06/08/2012 – 11:08

“Para que tenhamos uma educação pública de qualidade, para todos e todas, em todos os níveis, com profissionais valorizados, a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e os seus 71 SIMTED’s (Sindicato Municipais dos Trabalhadores em Educação) filiados, consideram fundamental a Coordenação Pedagógica nas Escolas”. Com este início o documento aprovado em Assembleia Geral, na FETEMS, na última sexta-feira (3), ressaltou que o movimento sindical da educação reconhece a importância dos coordenadores pedagógicos nas escolas públicas, porém existem critérios em relação à escolha destes profissionais precisarão ser revistos pela SED (Secretaria de Educação do Estado).

Atualmente o movimento sindical da educação de MS não concorda com a maneira como a SED vem realizando a contratação dos coordenadores pedagógicos. De acordo com o presidente da Federação, Roberto Magno Botareli Cesar, a Secretaria está fazendo a contratação destes coordenadores de maneira ilegal. “A Legislação Estadual só permite a convocação de professores, não permite de maneira alguma a convocação de coordenadores pedagógicos e nem de funcionários administrativos e nós sabemos que a SED vem convocando estes coordenadores e nós não podemos permitir isso, por isso exigimos que os professores concursados, os efetivos, assumam esta função nas escolas públicas e que seja realizado um concurso público imediato para o preenchimento das vagas dos coordenadores pedagógicos por área, como é previsto em Lei”, afirma.

Para a secretária dos especialistas e coordenadores pedagógicos da FETEMS, Sueli Veiga Melo, o coordenador pedagógico exerce um papel fundamental nas escolas públicas, pois atende a comunidade escolar como um todo, por isso o movimento sindical exige que este profissional esteja preparado para exercer esta função. “Como colocamos no documento está função exige o constante exercício de estudar, pensar, descobrir, de saber para avançar nas ações, por isso aprovamos este documento que exige da SED uma postura mais séria em relação à contratação destes profissionais”, disse.

O documento será entregue para os representantes da SED, juntamente com o posicionamento em relação ao planejamento online, em uma reunião que a FETEMS irá agendar.

Confira o documento na íntegra:

Posição da FETEMS sobre a Coordenação Pedagógica na Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul

Para que tenhamos uma educação de qualidade, para todos e todas, em todos os níveis, para que tenhamos a valorização dos profissionais da educação, a FETEMS e os seus 71 SIMTED’s filiados, consideram fundamental a Coordenação Pedagógica nas escolas públicas.

Sabemos que o papel do (a) coordenador (a) pedagógico (a) é fundamental, pois é ele (a) quem constrói com os professores (as) o seu trabalho diário. Sua função envolve uma atuação em grupo, pois atende, além dos professores (as), a direção, alunos, pais, mães e todos os setores de uma escola e, por esta razão, seu trabalho exige o exercício constante do estudar, do pensar, do descobrir e de saber o modo de avançar nas ações.

Consideramos de extrema importância a função tanto dos (as) coordenadores (as) pedagógicos (as), como do (a) coordenador (a) pedagógico (a) das salas de informática e do (a) coordenador (a) pedagógico (a) por área.

Tanto é que no ano de 2005, a FETEMS aprovou, que uma de suas bandeiras é a luta por concurso público para a função de (a) coordenador (a) pedagógico (a) e, desde então, vem batalhando por isso.

A FETEMS é favorável que se tenha coordenador (a) pedagógico (a) por área nas escolas, não em forma de “Projeto”, mas, de forma permanente.

A Secretaria de Educação do Estado fez as contratações dos (as) coordenadores (as) pedagógicos (as) por área de forma ilegal, porque, a Legislação Estadual só permite a CONVOCAÇÃO DE PROFESSORES;

A legislação estadual não permite a CONVOCAÇÃO DE COORDENADOR (A) PEDAGÓGICO (A) e nem de funcionários (as) administrativos;

A Secretaria de Educação do Estado poderia ter indicado/nomeado/lotado professores efetivos para a função de coordenador (a) pedagógico (a) por área, o que é previsto na Legislação.

Por considerar que é importante a função e o papel do coordenador (a) pedagógico (a) nas nossas escolas, a FETEMS vem publicamente reivindicar da Secretaria de Educação do Estado: Concurso público imediato para o preenchimento das vagas de coordenador (a) pedagógico e de coordenador (a) pedagógico (a) por área em todas as escolas.

Assinaram este documento a FETEMS e os seus 71 SIMTED’s filiados.

Fonte: Ascom/ FETEMS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas terá campanha anual de prevenção ao diabetes infantil nas escolas

Lei de autoria do vereador Mário Grespan Júnior foi sancionada pelo prefeito Cassiano Maia e passa a integrar o calendário oficial do município

Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores

Texto vai à sanção presidencial para entrar em vigor O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) um projeto de lei que aumenta a pena...

Tragédia no céu de MS: médico e pecuarista morre em queda de aeronave

Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, era piloto experiente e tinha fazendas em três estados