18.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 12 de agosto, 2025

Semagro firma parceria com Aprosoja para monitoramento de safras 

A Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) firmou nesta segunda-feira (31) um termo de colaboração para a concessão de apoio financeiro para Levantamento do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio do Estado de Mato Grosso do Sul (SIGA), nas safras: 2022/2023 e safra 2023/2024.

O termo foi assinado pelo secretário Jaime Verruck (Semagro), e o presidente da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso do Sul), André Dobashi. Ainda participaram da reunião o superintendente de Agricultura e Pecuária, Rogério Beretta, e o superintendente de Finanças da Semagro, Edson Gênova.

Conforme o Plano de Trabalho, os recursos servirão para o aparelhamento do serviço e de técnicos que atuam na execução dos trabalhos de campo e escritório de mapeamento de uso e ocupação do solo das culturas de soja e milho nos anos agrícolas de 2022/2023 e 2023/2024.

Pelo termo a Aprosoja ainda deverá também disponibilizar os mapas e relatórios técnicos de culturas de relevância econômica do Estado, entre as quais se destaca algodão, sorgo, milheto, cana-de-açúcar, eucalipto, pinus, seringueira, pastagens e áreas remanescentes de vegetação nativa, nos anos agrícola e civil de 2022/2023 e 2023/2024. Os recursos que serão destinados ao projeto são oriundos de um fundo específico que é o FUNDEMS (Fundo de Desenvolvimento da Soja e milho no Estado).

De acordo com o presidente da Aprosoja-MS, André Dobashi, o termo é de suma importância para que o trabalho de acompanhamento e monitoramento das safras seja cada vez mais assertivo. “Dentro do conceito de sustentabilidade, o SIGA-MS verifica como o produtor vem usando tecnologias para ocupar esse solo de maneira sustentável, racional e incrementando produtividade”, explicou.

Dobashi lembra que anualmente as produções sul-mato-grossenses estão aumentando e levando cada vez mais sustentabilidade para o campo. “Nosso projeto é referência no Brasil, porque tem tecnologia de sensoriamento remoto. Trabalhamos junto com a mão dos técnicos que vão in loco às lavouras, observam a cultura e levantam não só o tamanho delas, mas também como as culturas estão se desenvolvendo no Estado. Temos assim um panorama dessa ocupação do solo sul-mato-grossense. Além de ser um radar de tecnologias que estão sendo empregadas pelo produtor. Então o sistema é de suma importância para a sociedade em geral principalmente para o cidadão, não só pela produção de alimentos, mas por roupa, por outros produtos aí que são produzidos pelo agronegócio”, destacou.

Modernidade

O secretário de Produção, Jaime Verruck, salientou que o SIGA é o sistema mais moderno hoje do país em termos de acompanhamento de safra. “O SIGA avalia não só a questão da identificação de área plantada, mas também todo o período de evolução da safra, condições das lavouras e limite de produtividade. O sistema permite que se faça o zoneamento de toda a safra agrícola do estado de Mato Grosso do Sul”, enfatizou.

Verruck esclarece que o monitoramento é muito importante também na questão da defesa sanitária e avaliação de novas áreas. “O SIGA já mostrou os resultados neste período de toda a expansão que nós tivemos. Mostrou que nós temos um plantio recorde esse ano de soja e permite também a identificação de pragas e comunicação ao órgão de controle de defesa vegetal que caso é a Iagro. Então é um instrumento fundamental para que o Mato Grosso do Sul mostre a sua modernidade e tecnologia” finalizou.

Informações do Governo do Estado do Mato Grosso Do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Azul encerra em definitivo voos em Três Lagoas e outras 13 cidades

Corte amplia redução de rotas iniciada em julho, onde empresa alega ajustes para priorizar destinos com maior retorno financeiro.

Chuva de meteoros Perseidas poderá ser vista nesta terça-feira em partes do Brasil

Fenômeno atinge pico nesta madrugada com até 75 meteoros por hora, mas brilho da Lua pode dificultar observação

Idoso morre após capotamento de táxi na BR-158 em Três Lagoas

Vítima foi identificada como Manoel dos Santos Ferreira, de 65 anos; causas do acidente são investigadas Um homem de 65 anos, identificado como Manoel dos...