24.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 31 de dezembro, 2025

Grupo da Capital homenageia Maestro Sarrafo com CD de choro

Economia – 01/08/2012 – 15:08

Com o apoio do Programa Petrobras Cultural, o grupo de Campo Grande Choro Opus Trio irá lançar no próximo dia 4 de agosto, o CD “Descendo Sarrafo”. A obra é uma homenagem ao compositor Amintas José da Costa, o Maestro Sarrafo, que teve composições apreendidas no período de ditadura militar. O lançamento será no Teatro Aracy Balabanian, às 20 horas, com entrada gratuita. O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica à Rua 26 de Agosto, 453.

Formado por Eduardo Martinelli (violões), Ivan Cruz (bandolim) e Philip Andara (flauta), o Choro Opus Trio teve o projeto de gravação da obra do compositor e saxofonista sergipano, Maestro Sarrafo, aprovado pelo Programa Petrobras Cultural em 2009. Desde então, o grupo desenvolve o trabalho de resgate das únicas composições do artista, perdidas durante a ditadura militar.

A realização do CD contou com a participação de vários artistas, como o Quarteto Toccata (violões), a flautista suíça e pesquisadora da música brasileira, Myrian Dickinson; do bandolinista português, Norberto Cruz; da Filarmônica Jovem do Pantanal, dos violonistas Plínio Fernandes e Carlos Alfeu e do próprio compositor, que acompanhou toda a elaboração do projeto.

Completando 93 anos em 2012, Amintas José da Costa, nasceu em Aracaju, tendo iniciado sua vida na música aos 17 anos. Sua trajetória musical inclui participações na banda da Força Pública de Sergipe, e, na década de 40, já no Rio de Janeiro, apresentações em cassinos, casas noturnas e rádios, tendo convivido com grandes nomes da música brasileira, como Pixinguinha e Ari Barroso.

Em São Paulo, na década de 50, Sarrafo tocou nas primeiras emissoras de TV do país – foi maestro na TV Tupi. A partir de 1968, compôs os choros que se perderam com o fechamento do estúdio pela ditadura militar. Hoje, Sarrafo ainda compõe e desenvolve um trabalho no Ponto de Cultura Benedicto Calixto Cultura Ativa, em Itanhém (SP), cidade que o acolheu há 30 anos.

PETROBRAS CULTURAL

Criado em 2003, o Petrobras Cultural aborda a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações e segmentos. Alinhado ao Planejamento Estratégico da Petrobras e em sintonia com as políticas públicas para o setor, o programa vem fundamentar a atuação da empresa em torno de uma política cultural de alcance social e de afirmação da identidade brasileira. Uma das principais modalidades de escolha de projetos é a Seleção Pública e um de seus objetivos é estimular a realização de projetos de interesse público, fora da evidência do mercado e que contemplem a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Super Sete acumula e prêmio sobe para R$ 250 mil no próximo concurso

Concurso 791, sorteado na segunda-feira, não teve ganhadores na faixa principal A Caixa Econômica Federal realizou na noite de segunda-feira, 29 de dezembro de 2025,...

Lei autoriza poda ou corte de árvores em caso de omissão do órgão ambiental

Medida vale apenas para situações de risco e permite ação após prazo de 45 dias sem resposta Uma nova lei publicada no Diário Oficial da...

MP autoriza liberação do saldo do FGTS para demitidos que aderiram ao saque-aniversário

Pagamento será feito de forma escalonada até fevereiro de 2026 e pode beneficiar mais de 14 milhões de pessoas Trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do...