27.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 2 de fevereiro, 2026

União terá que custear medicamento de mais de meio milhão a criança com nanismo em MS

O juiz Rubens Petrucci Júnior, da 1ª Vara Federal de Dourados, condenou a União ao fornecimento do medicamento Voxzgo a uma criança de três anos, moradora em Mato Grosso do Sul, portadora de acondroplasia – nanismo. O custo para o tratamento de três meses é estimado em  R$ 556.713,02.

Conforme sentença, o tratamento com o fármaco é recomendado a partir dos dois anos e ajuda a combater o prejuízo de funcionalidades, membros, cotovelos, atrasos motores, hiperlordose lombar e outros problemas como perda auditiva, limitações de membros, hidrocefalia, bem como o óbito, resultantes da condição.

Consta que a família procurou a Justiça em razão do alto custo do medicamento. O produto é aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 29 de novembro do ano passado, mas ainda não foi incorporado ao SUS (Sistema Único de Saúde). Ao avaliar o caso, o juiz entendeu que o pedido da família estava em ordem.

  • Sentença

Isso porque há nos autos laudos médicos com informações explicando detalhadamente o quadro de saúde da criança, além notas técnicas, prontuário médico e receituário explicando a necessidade de início da administração do fármaco o quanto antes, até porque todas as outras possibilidades oferecidas pelo SUS foram experimentadas, mas sem sucesso.

“[…] a administração do fármaco neste momento permitirá sua máxima eficácia, proporcionando à autora uma qualidade de vida muito próxima a de uma criança sem a enfermidade, evitando-se o comprometimento de funcionalidades, membros, cotovelo, genovaro, hiperlordose lombar com dores crônicas, perda auditiva, limitação de mãos, hipoplasia, hidrocefalia, atraso motor, hipotonia, compressão encefálica, cirurgia de correção de complicações. A recusa no fornecimento do remédio é, portanto, indevida, e deve ser reparada por meio da intervenção do Judiciário”, afirmou o juiz. 

Na sentença, condenou a União à obrigação de fornecer o Voxzogo à criança, na dosagem indicada pela médica que a acompanha, sob pena de multa de R$ 2 mil por dia de atraso.

Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Força Tática prende suspeito após furtar fios de condomínio no Jardim Carioca

Suspeito tentou fugir ao ser abordado, foi encontrado com faca e levado à DEPAC com o material furtado recuperado

“Querem nos afastar para que a gente não vote na derrubada do veto da dosimetria”, afirma Pollon

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) participou da Caminhada pela Liberdade, neste domingo (01), na Avenida Paulista, em São Paulo, contra os abusos aos...

Observatório do Emprego aponta crescimento do mercado de trabalho em Três Lagoas no ano de 2025

Levantamento da SEDECTI revela saldo positivo de 1.272 vagas formais e destaca o setor de serviços como principal gerador de empregos no município A Prefeitura...