24.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 1 de maio, 2024

Mudanças de temperatura favorecem crises respiratórias em MS; saiba como evitar as principais doenças

Crianças e idosos são os mais vulneráveis nesta época do ano.

Mudanças bruscas de temperatura estão provocando superlotação em hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde. Segundo o médico Renato Figueiredo, isso não é novidade e acontece todos os anos em Mato Grosso do Sul nos chamados períodos de meia-estação: nas épocas de outono e primavera, devido aos dias quentes e noites frias. Crianças e idosos são os públicos mais atingidos.      

Entre as doenças, as mais comuns são as respiratórias: gripe, viroses, asma, bronquite, pneumonia e uma série de alergias. O médico alerta que muitas alergias são provocadas porque as roupas de frio e as roupas da cama — para períodos de baixa temperatura — ficam muito tempo guardadas, podendo acumular poeira, fungos e bactérias e o resultado é o desencadeamento de uma série de processos alérgicos que atingem, principalmente, crianças e idosos.

Para Renato Figueiredo, cuidados básicos devem ser mantidos em todas as épocas do ano e um deles é a ingestão de líquidos, principalmente a água. “Nessas épocas de meia-estação de outono, quando as temperaturas ficam mais amenas, as pessoas se esquecem de beber água e isso não pode acontecer porque gera uma série de problemas além da desidratação”, disse o doutor Renato Figueiredo. Sem água no corpo, a imunidade diminui e aparecem doenças como herpes labial e sinusite. Fora isso, é preciso manter os cuidados para não pegar Covid-19 e dengue.

Quem quiser manter-se saudável sem ter que gastar dinheiro deve ingerir pelo menos 2,5 litros de água por dia, lavar as narinas com soro fisiológico, limpar sempre a casa retirando toda a poeira, lavar sempre as roupas de cama, roupas de inverno, ter alimentação saudável e abastecer o corpo com vitaminas. “Infelizmente as pessoas se distraem, não seguem essas recomendações e o resultado são hospitais e clínicas lotadas. Todos os anos isso acontece”, destacou Renato Figueiredo.

Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Após mudança na lei, número de laqueaduras aumenta 78% em MS

As diretrizes para a realização do procedimento ficaram mais abrangentes, facilitando o acesso às mulheres que desejam fazer a cirurgia em todo o Estado.

Polícia Federal combate atuação de milícias digitais durante operação

A investigação teve início a partir de ofensas pessoais direcionadas a agentes públicos.

SEJUVEL abre novas turmas de atletismo e paradesporto em TL para toda a população

A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) comunica que estão abertas as inscrições para aulas de atletismo e paradesporto voltada para pessoas...