23.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

Brasilândia já disponibiliza teste rápido de Leishmaniose

Saúde – 04/07/2012 – 15:07

Donos de cães agora saberão mais rápido se o seu animal está com leishmaniose. A Administração Municipal de Brasilândia, por meio da Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Epidemiologia e Controle de Vetores já dispõe do teste rápido para detectar a doença.

Antes dessa ação, os agentes de endemias recolhiam o sangue do animal e encaminhavam para Campo Grande e, dependendo da demanda, podiam demorar até mais de um mês para emitir o resultado. Agora, com este teste, o dono do animal fica sabendo em 20 minutos se o cão tem ou não a doença.

Caso o teste aponte o resultado positivo, amostra retirada é encaminhada para o LACEN em Campo Grande onde será processada a contra prova.

Se nos resultados apontarem incidência da doença, o dono do animal deve entregar o animal que é encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses, em Três Lagoas, mas se der negativo, o animal apenas recebe a coleira impregnada com alfacipermetrina, para evitar o contágio.

Até o momento, cerca de 30 testes já foram realizados. O objetivo desta nova ferramenta é agilizar os resultados. Mensalmente, Brasilândia recebe do Ministério da Saúde 40 kits para realização dos testes em demanda espontânea.

O Prefeito de Brasilândia, Dr. Antônio de Pádua Thiago, reforça o pedido a todos os donos de cães para que evite qualquer tipo de criadouro do mosquito transmissor, como a manutenção dos quintais limpos, evitar criar galinhas e porcos no perímetro urbano. “Peço para que todos continuem fazendo os exames em seus cães e utilizem as coleiras em seus animais, assim manteremos a leishmaniose longe de Brasilândia”, finaliza.

Fonte: Assessoria/NG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Corpo de homem desaparecido é encontrado em decomposição na Cascalheira

Irmã de Luiz Fernando Perez Vieira procurou ajuda na Caçula FM no último dia 1º, relatando quadro delicado de saúde e risco de morte após saída do hospital sem alta médica

Capacidade de armazenamento de grãos atende à metade da demanda de Mato Grosso do Sul

MS produz, em média, 30 milhões de toneladas enquanto armazenagem é de 14,1 milhões Mato Grosso do Sul segue em um cenário de insuficiência no...

EUA retiram taxa das exportações nacionais de celulose e ferro-níquel

Em 2024, Brasil exportou quase US$ 1,84 bilhão desse grupo de produtos A Ordem Executiva nº 14.346, divulgada pelo governo dos Estados Unidos no último...