23.2 C
Três Lagoas
domingo, 28 de abril, 2024

Conselheira Miriam Herreira fala sobre casos de violência e abuso sexual no “Ronda Policial”

Entrevista foi sobre o “Dia Nacional de Combate à Exploração e Violência Infanto-juvenil”, além dos casos de abusos que foram registrados, e da atuação do Conselho Tutelar na cidade.

O dia 18 de maio é marcado por um dia importante para a conscientização e reflexão ao abuso sexual e a exploração de menores. A data, marcada pela morte da pequena Araceli Crespo, em 1973 é usada para a orientação do público em geral sobre o assunto.

Somente na cidade de Três Lagoas, 153 casos de violações por cor/raça foram registrados entre 2021 e 2022. Além disso, o Centro, Vila Verde e Novo Oeste são os bairros que registram um maior número de casos de violência, e que a maioria dos casos de violência acontece no seio familiar, até mesmo com a conivência dos parentes.

No programa “Ronda Policial” da Caçula FM, apresentado por Fábio Campos, a conselheira tutelar Miriam Herreira, falou sobre o dia e detalhou sobre as ações feitas, além dos casos registrados pelo órgão, que trabalha em conjunto com as Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal.

Miriam falou sobre dois casos, de um menino de três anos que teria sido estuprado por seu próprio pai no dia primeiro deste mês no Jardim Carandá, cujo caso está em investigação, apesar da perícia não confirmar o crime, e de onde duas crianças, uma de quatro anos, onde o padrasto aproveitava do fato de que a mãe tinha depressão e a dopava para estuprar sua enteada, e outra de cinco anos abusada pelo pai biológico, registrados pelo conselho, além da “Operação Parador 27”, onde em conjunto com outros meios fiscalizadores, visitaram locais impróprios para menores, além de casas de prostituição e pontos onde há a oferta do baixo meretrício, com o objetivo de retirar possíveis crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e sendo exploradas sexualmente.

A conselheira ainda relatou que durante a pandemia, houve alguns casos que foram “assustadores” de estupros e abusos, e que agora, na volta das atividades escolares, chegam mais denúncias de casos, e que muitas mães, devido até mesmo ao medo ou de temer algo, preferem o violador dentro de casa do que seus próprios filhos, sendo coniventes com alguns casos. O Conselho Tutelar de Três Lagoas tem ao todo cinco conselheiros, que atuam nos casos na cidade e pela região. Denúncias de casos podem ser feitas para o 9.9293.1579 no plantão do conselho que atende 24h.

O programa Ronda Policial vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 12h pela Caçula FM, além da nossa página no Facebook.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Família é salva por airbag após forte colisão no lado paulista da BR 262

Motorista, além de uma mulher e uma criança foram socorridos ao Hospital Auxiliadora em Três Lagoas.

Informalidade de empregadas domésticas aumentou após pandemia

Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas é comemorado neste sábado Depois que engravidou, em 2018, a empregada doméstica piauiense Clemilda Alves chegou a temer o futuro....

Morador denuncia despejo de esgoto em terreno no JK

Água parada, segundo o denunciante, já estaria com larvas do Aedes aegypti, além do mau cheiro.