25.7 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

OAB/MS acata paridade entre homens e mulheres em indicações no 5°Constitucional

Atualmente, estão em curso dois processos de inscrição para que advogados concorram a vagas de desembargadores.

MATO GROSSO DO SUL – A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul, aprovou em reunião, a paridade entre homens e mulheres, na indicação de vagas para o 5° Constitucional, que é responsável por indicar advogados para vaga de desembargadores.

Em reunião com o presidente Bito Pereira, determinou que os dois processos de indicação seriam paralisados, até a votação que definisse a paridade, o que ocorreu em agenda da diretoria.

Segundo o presidente: “Um dia histórico para a OAB-MS. Tenho a honra de presidir a instituição neste momento tão importante, em que o seu Conselho, por uma deliberação unânime, aprovou a paridade para a lista sêxtupla no âmbito da Seccional Mato Grosso do Sul. Isso reafirma o nosso compromisso de ter uma OAB na vanguarda das lutas mais importantes para nossa advocacia“, destacou Bito Pereira.

A proposição para que a paridade fosse aplicada, foi feita na semana passada, pela conselheira federal, Andrea Flores, acompanhada pela conselheira federal Gaya Lehn Shneider Paulino, além das diretoras Camila Bastos, Janine Delgados e as conselheiras estaduais Beatriz Stuart, Ildália Aguiar, Ana Maria Medeiros, Nina Negri, Valéria Ferreira de Araújo, Edna Bonelli e Bianca Della Pace Braga Medeiros.

Atualmente, estão em curso dois processos de inscrição para que advogados concorram a vagas de desembargadores no Tribunal Regional do Trabalho e no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

A paridade de gênero na formação da lista sêxtupla, com nomes de seis advogados para disputar vagas do 5° Constitucional em tribunais já foi estabelecida pela OAB de São Paulo (SP). Com isso, a lista é composta por três advogados e três advogadas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo de MS expande investimentos para ações de combate as endemias nos municípios

O trabalho mostra resultados, e pelo segundo ano consecutivo, o número de casos de dengue diminuiu no Estado.

Escolas da Rede Estadual finalizam ano letivo e se preparam para retorno dos alunos em fevereiro de 2026

O retorno dos estudantes está marcado para o dia 9 de fevereiro, quando têm início as aulas do novo período, após uma etapa de organização que assegura o início do ano com planejamento e acolhimento das equipes escolares.

Governo de MS vai fazer nova chamada de aprovados em concurso para professores da Rede Estadual

Durante a reunião também foram discutidas outras pautas da categoria em relação a valorização dos servidores e melhorias para as carreiras.