24.8 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Tereza Cristina vai negociar ampliação de venda de fertilizantes pelo Canadá

O assunto veio à tona depois que a Rússia recomendou a suspensão de exportação desses produtos

A ministra da agricultura Tereza Cristina (PP), em evento no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) na tarde deste sábado (5), informou que navio russo embarcou ontem com fertilizantes para o Brasil e que, caso a guerra na Ucrânia interfira na comercialização do produto, o Canadá poderá ampliar seu fornecimento.

O assunto veio à tona depois que a Rússia recomendou a suspensão de exportação de fertilizantes, inclusive para o Brasil. “Ontem conversei com o embaixador brasileiro na Rússia e ele me disse que ontem mesmo saiu um navio para o Brasil”, contou.

Tereza Cristina disse que o País tem estoque e que a situação russa ainda não afetou o fluxo do produto, mas assentiu que se a guerra continuar e também as sanções, isso pode atrapalhar esse comércio, já que a Rússia e a Bielorrússia são os maiores fornecedores de uréia e potássio para o Brasil.

“Mas temos outras opções, tem fertilizantes chegando de outros países no Brasil. Eu mesma vou pro Canadá na próxima semana falar sobre potássio que também é um grande exportador pro Brasil”, sustentou a ministra, citando que precisa tentar uma exportação mais “robusta” por parte do Canadá.

Informações Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PIB dos municípios de MS cresceu em todas as regiões com destaque para áreas agroindustriais

Em 2023 o PIB de Mato Grosso do Sul alcançou R$ 184 bilhões, variação de 13,4% em relação a 2022, quatro vezes maior que o índice nacional (3,2%) e o segundo maior percentual do Brasil, atrás apenas do Acre que teve variação de 14,1%.

Governo de MS expande investimentos para ações de combate as endemias nos municípios

O trabalho mostra resultados, e pelo segundo ano consecutivo, o número de casos de dengue diminuiu no Estado.

Escolas da Rede Estadual finalizam ano letivo e se preparam para retorno dos alunos em fevereiro de 2026

O retorno dos estudantes está marcado para o dia 9 de fevereiro, quando têm início as aulas do novo período, após uma etapa de organização que assegura o início do ano com planejamento e acolhimento das equipes escolares.