25.3 C
Três Lagoas
domingo, 21 de setembro, 2025

Governo eleva IPI de moto, micro-ondas e ar-condicionado para 35%

Economia – 01/06/2012 – 07:06

O governo aumentou para 35% o imposto cobrado sobre a fabricação de motos, micro-ondas e aparelhos de ar-condicionado, segundo decretos publicados nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial da União.

Segundo informações da Receita Federal, o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de motos, micro-ondas e aparelhos de ar-condicionado passa de 20% para a alíquota de 35%.

Ainda segundo o órgão, esse aumento vale para os produtos nacionais e importados, mas essa alíquota maior não incide sobre os bens produzidos na Zona Franca de Manaus. Ou seja, nestes casos, continuará sendo pago IPI de 20%.

Fabricantes de bebidas frias (águas e refrigerantes) também terão aumento na tributação. O governo publicou uma tabela com percentuais a serem aplicados pelos fabricantes de bebidas frias no recolhimento de impostos federais. À tarde, representantes da Receita Federal vão dar detalhes sobre o aumento da carga tributária incidente sobre esse segmento.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Chikungunya segue como desafio de saúde pública no Brasil após uma década dos primeiros casos

Especialistas alertam para a expansão do vírus, dificuldades no combate ao mosquito e incertezas sobre nova vacina aprovada no país

Poder de compra da merenda escolar encolhe 8,8% desde último reajuste

Sem novos aumentos desde 2023, valor repassado por aluno na rede pública chega a apenas R$ 0,50 por dia para maioria dos estudantes

Deputados de MS dividem votos sobre PEC da Blindagem

Proposta enfrenta resistência no Senado após gerar desgaste político; parlamentares tentam justificar votos