35.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de abril, 2024

Cartórios começam a receber denúncias de mulheres sobre violência doméstica em MS

Todas as 174 unidades do Estado servirão como ponto de apoio a partir desta segunda-feira (25)

A partir desta segunda-feira (25), os 174 Cartórios de Mato Grosso do Sul integram a campanha “Sinal Vermelho”, que incentiva e facilita denúncias de qualquer tipo de abuso dentro do ambiente doméstico e que, por meio de um símbolo “X” desenhado na palma da mão, poderão, de maneira discreta, sinalizar a situação de vulnerabilidade para que a polícia seja acionada.

“Os Cartórios estão presentes em toda a vida do cidadão por suas diversas funcionalidades. Então, fazer deles uma ferramenta de denúncia e segurança para a população, especificamente as mulheres, é uma missão a qual não devemos nos furtar”, comenta José Baltazar, presidente da Anoreg/MS (Associação dos Notários e Registradores do Brasil do Estado de Mato Grosso do Sul).

Funcionários dos cartórios receberam diversos materiais como vídeos, cartilhas e cartazes para se preparem e oferecerem auxílio – abrigando a mulher em uma sala da unidade – e acionarem as autoridades. Caso a vítima não queira ou não possa ter auxílio no momento, os profissionais são orientados a anotar os dados pessoais da vítima e comunicar posteriormente as autoridades responsáveis.

A ação é nacional, permanente e faz parte da Lei Federal nº 14.188, de 28 de julho de 2021, como uma das medidas de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Segundo balanço do Governo Federal, as chamadas para o número 180, serviço que registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, tiveram aumento de 34% em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre agosto de 2020 e julho de 2021, mais de 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual no Brasil.

Informações do site Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Votação do projeto que recria Dpvat fica para 7 de maio

Um pedido de vista coletivo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado adiou para a próxima terça-feira (7) a votação do projeto...

MS tem saldo de 4.197 vagas de emprego

A indústria de transformação, os transportes e o setor florestal foram destaque na geração de empregos em Mato Grosso do Sul no mês de...

Confira o que abre e fecha durante o feriado de Dia do Trabalho em Três Lagoas

Bancos, cartórios e Correios permanecerão fechados, além das repartições estaduais e municipais.