33 C
Três Lagoas
sábado, 14 de março, 2026

Dois bairros de Três Lagoas registram a maior incidência de casos Covid-19

Nova Três Lagoas e Vila Nova são os dois bairros de Três Lagoas em que a incidência de casos positivos de Covid-19 estão em alta, é o que aponta o monitoramento realizado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O mapa é elaborado a partir da extração de dados dos casos positivos, sendo lançados num sistema que gera as coordenadas geográficas de acordo com os casos registrados nos últimos dias, tendo como referência a localidade onde cada paciente se encontra.

De acordo com o médico de Família e Comunidade da equipe de Vigilância Epidemiológica da SMS, Vinícius de Jesus Rodrigues Neves, o mapa é elaborado a partir da extração de dados dos casos positivos, sendo lançados num sistema que gera as coordenadas geográficas de acordo com os casos registrados nos últimos dias, tendo como referência a localidade onde cada paciente se encontra.

Em entrevista à equipe de jornalismo da Rádio Caçula, Vinicius reforçou que este mapa mostra onde existe a maior concentração dos casos confirmados e vai contribuir no direcionamento das ações e a intensificação da fiscalização feita pela Vigilância Epidemiológica, com apoio do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, sobre o cumprimento do isolamento domiciliar.

Outra ação que será adotada com o apoio da defesa civil é a panfletagem orientativa principalmente no comércio local desses bairros onde a incidência estiver mais alta.

Além disso, o mapa será utilizado para acionar as Unidades de Saúde dos bairros com maior incidência, inclusive, já utilizando a mensuração dada pelo mapeamento, as ações de ampliação da orientação e aumento da fiscalização e monitoramento começarão na área de abrangência da UBS Vila Nova.

Os motivos para que uma região esteja em verde e outra em vermelho no mapa podem contar com diversos fatores, desde perfil de idade dos moradores da região, locais de maior circulação de pessoas por motivo de trabalho e até questão de aglomeração. “É complexo definirmos um ou vários motivos específicos para isso, porém o mapeamento permite, mesmo sem esse balizamento, saber quais as regiões mais afetadas e que precisam de atenção redobrada”, explicou Neves.

O médico alerta ainda que o cuidado deve ser aumentado, com uso mais rigoroso de máscara, distanciamento e higiene das mãos. “Mesmo que as contaminações tenham se iniciado fora da região, é possível que no comércio local a presença do vírus esteja ainda maior, por isso a importância de aumentar os cuidados. Nas demais localidades do município, os cuidados continuam os mesmos”, finalizou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo de MS lança ‘Coletânea MS Alfabetiza Indígena’ e reforça iniciativas de educação intercultural

Entrega fez parte da programação do 1º Seminário Estadual do Programa MS Alfabetiza, evento técnico que reuniu prefeitos e secretários municipais de Educação

Fundesporte define cidades-sede das regionais dos Jogos Abertos de MS 2026

Seis municípios vão receber as etapas regionais dos Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul, que devem reunir cerca de 4 mil atletas de 49 cidades em disputas de handebol, vôlei, futsal e basquete

Entre linhas, fios e histórias de mulheres

Editorial do Jornal Digital da Caçula, Edição 241 de 14 de março de 2026 No jornalismo, a gente aprende que toda boa história nasce de...