22.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 6 de maio, 2024

Fibria renova parceria em Ribas do Rio Pardo

Geral – 17/05/2012 – 13:05

Empresa apoia projeto para o desenvolvimento local com o fortalecimento da cadeia produtiva da madeira e derivados 

O projeto, Consolidação do Arranjo Produtivo Local de Madeira e Derivados (APL), realizado pela Prefeitura de Ribas do Rio Pardo em parceria com a Fibria, Instituto Votorantim, Reflore/MS, Painel Florestal e Meneguzzo Consultoria, assinaram na última quinta-feira (10/05) a renovação do termo de cooperação técnica entre as instituições apoiadoras.

O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento do município de Ribas do Rio Pardo, por meio do fortalecimento das articulações empresariais, institucionais e poder público, voltadas ao setor florestal. Além de atrair investimentos ligados à madeira de pinus e eucalipto, desenvolver a capacitação e profissionalização de importantes subprodutos da cadeia florestal, como mel, sistema agro florestal e silvipastoril.

Representantes das empresas parceiras do projeto presentes na Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo assinaram o termo de cooperação técnica, e o decreto de formalização do núcleo gestor, com apresentação dos nomes dos indicados para participação no núcleo. Também foram apresentados, o esboço do layout do site APL, da logomarca e a proposta de temas para seminário tecnológico e organizacional para negócios do APL.

“O projeto APL é um dos nove projetos de sustentabilidade apoiados pela Unidade Fibria Três Lagoas, que contribui para o desenvolvimento da comunidade rio-pardense, fortalecendo assim a economia do município e gerando mais empregos”, disse Miguel Cadini, coordenador de Silvicultura da Fibria.

De acordo com o consultor do Projeto, Volmir Meneguzzo, neste segundo ano do projeto aumentou o número de parcerias, “Em 2011, onze empresas participaram, já em 2012, foram assinados 17 termos de cooperação, a maior adesão de parceiros, mostra a consolidação do projeto em Ribas do Rio Pardo. Temos um plano de ações pactuadas para 2012, com o objetivo de fortalecer ainda mais a economia do município gerando empregos para a comunidade”, disse.

O plano de ações do projeto APL para 2012 prevê a confecção de cartilhas técnicas, a operacionalização do projeto do site (para o segundo semestre), capacitação do grupo de artesanato em madeira, realização de simpósio tecnológico e dia de campo florestal.

O prefeito, Roberson Luiz Moureira, destacou a importância do projeto para o município. “Ribas do Rio Pardo é um importante município do Mato Grosso do Sul, conhecido por sua força na pecuária, também se tornou referência nacional para investimentos na cadeia produtiva da floresta e da madeira. Devido à proximidade com a capital, terras abundantes, solos e clima adequados e vantagens fiscais são alguns dos pontos que confirmam o desenvolvimento do setor”, explicou.

Sobre o projeto

O projeto APL promove o desenvolvimento do município, por meio do fortalecimento das articulações empresariais, institucionais e poder público. O público alvo do projeto são madeireiros, serrarias, assentamentos de agricultores, famílias e produtores rurais.

Sobre a Fibria

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto especializado em embarque de celulose, Portocel – Terminal Portuário de Barra do Riacho (ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis localizados nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, a Fibria trabalha com uma base florestal total de 1,076 milhão de hectares, dos quais 403 mil são destinados à preservação permanente.

Informações à Imprensa:

Giselle Oliveira

Assessora de Imprensa Fibria | Mato Grosso do Sul

[email protected]

(67) 3201-4919/9803-7092

Performa Comunicação

www.performa.com.br

Fonte: Assessora de Imprensa Fibria | Mato Grosso do Sul / Assessora de Imprensa Fibria | Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inmet renova alerta de altas temperaturas e onda de calor vai completar 9 dias em Mato Grosso do Sul

O aviso do Inmet é de grande perigo em todos os 79 municípios, com risco à saúde e incêndios florestais.

Depois de “bebedeira”, mulher é agredida por marido nervoso após dizer que iria estudar

Ocorrência foi atendida pela equipe do SGT PM Staub e o CB PM Azevedo, que rapidamente prenderam o agressor em flagrante, no bairro Parque São Carlos.

Casal é espancado por dupla depois de ter portão arrombado e casa invadida

A vítima, um homem teve um corte profundo na região da testa.