22.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho, 2026

Aulas presenciais da rede estadual de ensino retornam em 2 de agosto

01/07/2021 08h52
Por: Deyvid Santos

A volta presencial às aulas na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, será no dia 2 de agosto, após o recesso escolar, entre os dias 2 (sexta-feira) e 16 de julho. Mais de 200 mil alunos retornarão de forma alternada, respeitando o Protocolo de Volta às Aulas, lançado em novembro do ano passado.

Após o recesso, o retorno às atividades, ainda de forma remota, será no dia 19 deste mês, quando os profissionais da Rede de Ensino retornam de forma presencial para planejamento das atividades e organização das unidades de ensino junto às equipes escolares, bem como para o devido acompanhamento dos estudantes que seguirão com as aulas remotas até o final do mês.

Já no dia 02 de agosto será o retorno às atividades no formato presencial para os estudantes, com alternância, respeitando os indicadores (bandeiras) do Comitê Gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia).

Cada localidade vai levar em consideração as sinalizações do Prosseguir e as unidades escolares deverão seguir um conjunto de orientações para definir o total de estudantes presentes nas salas a partir do dia 02 de agosto.

De acordo com o grau de risco (bandeira), apontado pelo Prosseguir, os gestores escolares poderão contar com um percentual dos estudantes de forma presencial nas salas de aula. Apenas quando o município estiver em grau “baixo” (bandeira verde) não haverá a necessidade de alternância entre os estudantes

• Em grau “extremo” (bandeira cinza), 30% dos estudantes presentes em sala;

• Em grau “alto” (bandeira vermelha), 50% dos estudantes presentes em sala;

• Em grau “médio” (bandeira laranja), 70% dos estudantes presentes em sala;

• Em grau “tolerável” (bandeira amarela), 90% dos estudantes presentes em sala;

• Em grau de risco “baixo” (bandeira verde), 100% dos estudantes presentes em sala.

Desse modo, observando a média de ocupação das salas de aula da Rede Estadual de Ensino de 30 estudantes em sala de aula (de acordo com dados do Inep), temos o seguinte contexto:

• Grau “extremo” (bandeira cinza): 09 estudantes em sala;

• Grau “alto” (bandeira vermelha): 15 estudantes em sala;

• Grau “médio” (bandeira laranja): 21 estudantes em sala;

• Grau “tolerável” (bandeira amarela): 27 estudantes em sala;

• Grau “baixo” (bandeira verde): 30 estudantes em sala.

Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Misto vence Taveirópolis na estreia e marca retorno ao futebol profissional com vitória

O Misto Esporte Clube começou com o pé direito sua caminhada na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Na noite desta segunda-feira (22), o Carcará...

Caminhoneiro é preso por embriaguez após causar acidente e fugir por mais de 10 quilômetros em Três Lagoas

Um caminhoneiro de 57 anos foi preso na tarde de domingo (21) em Três Lagoas após se envolver em um acidente de trânsito, fugir...

Eldorado Brasil e Prefeitura entregam agasalhos para crianças atendidas pelo CRASE

O último fim de semana foi marcado pelas baixas temperaturas em Três Lagoas. Mas, para muitas famílias, foi de acolhimento, solidariedade e calor humano....