23.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de setembro, 2025

Delegacias e batalhões da PMMS podem ter intérpretes de Libras

Unidades deverão ter policial habilitado ou intérprete terceirizado

31/05/2021 09h05
Por: Paulo Renato

Está tramitando na Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) projeto de lei que pode tornar obrigatória a presença de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em unidades policiais. A matéria é de autoria do deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos).

Delegacias e batalhões da PMMS (Polícia Militar) deverão ter um policial habilitado como intérprete para atendimento ao público. A capacitação pode ser feita por servidores públicos ou entidades credenciadas.

Na falta de um policial habilitado, deverá haver um intérprete oficial. Se sancionada, a lei passaria a valer após 180 dias (cerca de seis meses).

Na justificativa, Vaz cita que o Brasil tem 10,6 milhões de cidadãos com deficiência auditiva, segundo dados do Instituto Locomotiva.

“O projeto de lei garante que os espaços de atendimento de segurança pública estejam aptos a atender a pessoa com deficiência auditiva, garantindo-lhes suporte devido desde um atendimento corriqueiro até mesmo nas situações emergenciais. Isso proporciona um tratamento adequado e igualitário aos cidadãos de nosso Estado”, escreveu.

Se a proposição receber parecer favorável à sua tramitação pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), e pelas comissões de mérito, sendo aprovada também nas votações em plenário e sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), torna-se lei e entra em vigor na data de sua publicação no DOE (Diário Oficial Eletrônico).

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Deslizamento bloqueia acesso entre BR-262 e MS-320

Trecho da Estrada do Katayama está interditado e motoristas devem buscar rotas alternativas Um deslizamento de terra interditou completamente a Estrada do Katayama, em Três...

Prazo limitado: contribuintes podem aproveitar até 100% de desconto no REFIS 2025

Programa Dívida Zero permite que contribuintes de Três Lagoas quitem débitos municipais com descontos progressivos em multas e juros, válidos até 30 de janeiro...

Senado rejeita PEC da Blindagem por unanimidade na CCJ

Proposta que previa autorização do Congresso para processar parlamentares é derrubada após pressão popular, segundo relatório aprovado na comissão