23.9 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

MS confirma terceiro maior número de mortes em um só dia, 65, e passa dos 5 mil óbitos provocados pela Covid

A média móvel dos últimos 7 dias é de 53,6 vidas perdidas para o novo coronavírus por dia. A taxa de letalidade está em 2,1%.

14/04/2021 13h48
Por: Gabrielle Borges

Mato Grosso do Sul confirmou nesta quarta-feira (14) 65 mortes por Covid-19. É o terceiro maior número desde o início da pandemia, sendo superado somente pela quantidade de óbitos de 8 de abril (87) e 26 de março (70).

O estado atingiu nesta quarta-feira (14) a triste marca de 5.005 óbitos provocados pela doença. A média móvel dos últimos 7 dias é de 53,6 vidas perdidas para o novo coronavírus por dia. A taxa de letalidade está em 2,1%.

Das mortes confirmadas nesta quarta, 23 ocorreram em Campo Grande. Depois aparecem Três Lagoas, com 12; Água Clara e Dourados, com 3 cada; Bataguassu, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia, com 2 cada e Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Aquidauana, Bonito, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Eldorado, Fátima do Sul, Itaquiraí, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranhos, Sete Quedas e Sonora, com 1 cada.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, classificou a chegada ao estado até esse patamar de mortes como uma situação terrível e disse que não esperava que Mato Grosso do Sul chegasse nesse ponto.

“Eu quero anunciar uma marca terrível, que achei que nunca íamos chegar, mais de 5 mil óbitos em Mato Grosso do Sul, 5.005, com os 65 que vamos anunciar nesta quarta. Situação muito triste, que incomoda a todos nós da área da saúde”.

Resende comentou ainda que essa marca é resultado de uma doença que enquanto não houver vacina em grande disponibilidade e as regras de biossegurança continuarem a serem descumpridas vai continuar a matar.

Além das mortes, o boletim epidemiológico da Covid-19 emitido pela secretaria estadual de Saúde (SES) registrou nesta quarta, 1.338 casos novos e a média móvel dos últimos 7 dias chegou a 1.164,6 por dia. O total de infectados pela doença atingiu 232.849, sendo que 14.413 são considerados casos ativos. Destes, 13.217, com sintomas leves ou assintomáticos estão em isolamento domiciliar e 1.196 foram internados.

Dos pacientes internados, 654 estão em leitos clínicos e 542 em unidades de terapia intensiva. A taxa de ocupação de leitos de UTI voltados para o atendimento de pacientes com Covid-19 nesta quarta está em 98,4%.

Além dos casos confirmados, o estado tem ainda 7.530 registros suspeitos. Desse total, 1.347 são de amostras de testes em análise pelos laboratórios e 6.183 notificações que ainda não foram encerradas pelos municípios.

Em contrapartida, o número de pacientes recuperados atingiu 213.431, sendo 983 somente nas últimas 24 horas.

Boas notícias

O secretário estadual de Saúde disse que em reunião nesta terça em Brasília, ele e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) pediram ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o envio de mais medicamentos do kit intubação para atender aos pacientes que estão em leitos de UTI. Ele relatou que após o pedido, nesta quarta-feira pela manhã, avião do governo do estado foi a São Paulo buscar um novo lote destes insumos.

Comentou que visitaram o laboratório da União Química, no Distrito Federal e assinaram carta de intenções com a empresa, que tem acordo com o Fundo Soberano Russo para fabricar no Brasil a vacina Sputinik V, para aquisição, assim que houver a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de uma quantidade entre 1 milhão e 2 milhões de doses do imunizante para atender o estado.

Resende citou que o estado tem outras negociações para aquisições, como a feita em parceria com o Consórcio Brasil Central.

Por fim, o secretário de Saúde anunciou que o estado vai receber no dia 25 de abril, kits completos para a instalação de 20 novos leitos de UTI, em uma doação da empresa Suzano, de celulose. Explicou que vai discutir onde serão instalados esses leitos, já que a rede hospitalar do estado está superlotada com o enfrentamento a doença.

Secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende — Foto: Redes Sociais/Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mercado de veículos em MS cresce no 1º semestre de 2025 com alta nas vendas de usados e novos

O mercado automotivo de Mato Grosso do Sul registrou crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025. Segundo dados do Detran-MS, o Estado contabilizou 227.293...

Brasil amplia parceria com China e atrai bilhões em investimentos para diversificar exportações

Diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o Brasil tem intensificado esforços para diversificar suas exportações e consolidar a parceria comercial...

Homem que morreu ao lado de ginásio em Três Lagoas era foragido da Justiça por homicídio

Álvaro Bueno, de 45 anos, tinha mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado e pena de 12 anos a cumprir em regime fechado A...