28.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 16 de julho, 2025

MS: 45% das mortes que ocorreram em março de 2021 foram por Covid no estado

O número apresentado pelo Portal da Transparência do Registro Civil mostra 1012 óbitos registrados pelo novo coronavírus no mês de março.

13/04/2021 15h42
Por: Gabrielle Borges

Março de 2021, frente aos números, poder ser visto como o pior mês da pandemia em Mato Grosso do Sul. Ao todo foram registrados 2.252 mortes no estado nos 31 dias de março, sendo 1012 por Covid-19, o o que representa 45% do total de óbitos por causas naturais, de acordo com os cartórios de registros civis.

O número de óbitos por Covid-19, que em agosto de 2020, chegou a representar 27,1% das mortes por causas naturais em Mato Grosso do Sul. O dado voltou a crescer em dezembro, representando 32,6% dos óbitos por doenças, oscilando levemente no mês de janeiro (31,9%).

Ao atingir 45% das mortes por doenças em Mato Grosso do Sul, a Covid-19 quase dobra seu impacto em relação ao mês de agosto de 2020, momento crítica da pandemia em 2020.

A associação nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) é que compila os dados, o presidente da Arpen/MS, Marcus Vinícius Machado Roza, disse que os dados “são tristes”, e que a divulgação deles comprovam a transparência no processo.

“São tristes os resultados dos dados registrados pelos Cartórios, em especial no nosso Estado de Mato Grosso do Sul, mas precisam ser divulgados em nome da transparência e responsabilidade. Que estes números possam colaborar junto ao reforço e adoção de medidas de combate ao vírus, visando diminuir a taxa de letalidade desta doença”, disse Roza.

O que esperar daqui para frente?

O epidemiologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Diego Xavier, aponta um cenário ainda mais crítico para o mês de abril em Mato Grosso do Sul. “Se as medidas estão sendo abrandas e não estão levando em conta os indicadores do vírus, tudo aquilo que foi feito será jogado no lixo, vai se perder”.

Xavier frisa que o sistema de Saúde de Mato Grosso do Sul está em colapso, e ter pessoas aguardando por leitos em filas, é um dos principais indicativos. O pesquisador explica que se as filas à espera de leitos continuar, o número de infectados e mortes pela Covid-19 forem crescentes, “abril será muito pior que março”.

Março de 2021 foi o mês mais letal da pandemia em Mato Grosso do Sul — Foto: Arte/G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS abre concurso com 400 vagas e salários acima de R$ 6 mil

Inscrições vão até 7 de agosto; oportunidades são para investigador e escrivão, além de agente socioeducativo A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul abriu...

Consumo no Dia dos Pais em Três Lagoas cai 18% em 2025

Pesquisa aponta menor movimentação financeira, mas cidade ainda registra um dos maiores gastos médios do estado A expectativa de consumo para o Dia dos Pais...

Vacina contra o vírus zika avança com sucesso em testes pré-clínicos conduzidos pela USP

Pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) concluíram com sucesso uma etapa fundamental no...