19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho, 2026

Em menos de 100 dias, MS supera o número de mortes por coronavírus registradas em 2020

Secretária ainda disse que há casos de reinfecção registrados no Estado

09/04/2021 13h49
Por: Gabrielle Borges

O número de mortes por coronavírus tem crescido nas últimas semanas e Mato Grosso do Sul já teve um total de 2.440 casos registrados somente neste ano. Nesta sexta-feira (9), o Estado teve 52 novas mortes e contabiliza uma média móvel de 56 óbitos diários. Só para ter ideia do quadro crítico da pandemia, em menos de 100 dias o Estado registrou mais mortes por Covid-19 do que em todo o ano de 2020.

Dados dos boletins epidemiológicos da SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostram que Mato Grosso do Sul fechou o ano com 2.329 mortes, de acordo com documento do dia 31 de dezembro. Nesta sexta-feira (9), já são 4.769 óbitos, ou seja, MS teve 2.440 óbitos registrados em 2021.

O secretário Geraldo Resende comentou que as restrições impostas pelo Governo do Estado e pelos municípios não surtiram efeito, já que a população não respeita as orientações. Resende atribuiu as mortes à população que teima em fazer aglomerações e festas clandestinas.

A secretária adjunta Crhistinne Maymone também fez orientações durante a live nesta sexta-feira (9). Ela pediu que as pessoas evitem até visitas a vizinhos e parentes, para evitar a contaminação pelo coronavírus. A secretária explica que é preciso evitar comemorações neste momento da pandemia, inclusive aniversários.

Maymone ainda citou uma informação importante sobre o coronavírus em Mato Grosso do Sul. Enquanto muitos acreditam que estão ‘imunes’ depois de serem infectados pela Covid-19, a secretária explicou que não é bem assim. Segundo Maymone, já há casos de reinfecção por coronavírus registrados no Estado.

Pacientes morrem mais rápido

Com a nova variante do coronavírus circulando no Estado, o tempo médio de internação dos pacientes que morrem pela doençatem sido de apenas dois dias. O dado mostra como a nova variante P1 é perigosa, já que no início do ano, os pacientes ficavam em média duas semanas internados antes de morrer. Além da nova cepa, outros fatores que devem ser levados em consideração são o uso do ‘kit de tratamento precoce’, que não tem eficácia comprovada, e a demora na procura pelo atendimento.

Nos últimos dias, o Estado apresentou uma leve redução no número de internados. Porém, o dado não deve ser comemorado. “Temos tido sim, uma pequena diminuição de pacientes internados. Mas temos aumento de óbitos, o leito fica vago porque a pessoa faleceu. Infelizmente, é o que estamos vivenciando”, explicou a secretária Crhistinne Maymone.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Misto vence Taveirópolis na estreia e marca retorno ao futebol profissional com vitória

O Misto Esporte Clube começou com o pé direito sua caminhada na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Na noite desta segunda-feira (22), o Carcará...

Caminhoneiro é preso por embriaguez após causar acidente e fugir por mais de 10 quilômetros em Três Lagoas

Um caminhoneiro de 57 anos foi preso na tarde de domingo (21) em Três Lagoas após se envolver em um acidente de trânsito, fugir...

Eldorado Brasil e Prefeitura entregam agasalhos para crianças atendidas pelo CRASE

O último fim de semana foi marcado pelas baixas temperaturas em Três Lagoas. Mas, para muitas famílias, foi de acolhimento, solidariedade e calor humano....