18.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 19 de agosto, 2025

Nadadora de 14 anos que morreu de Covid competiu após resultado positivo

Em três hospitais, Mariana recebeu diagnóstico de amigdalite.

22/12/2020 09h46
Por: Marcela Damore

PRESIDENTE PRUDENTE (SP) – A nadadora Mariana Franklin Ferreira Silva, de 14 anos, que morreu neste domingo (20) por complicações causadas pela Covid-19, disputou um campeonato no início do mês, após ter apresentado resultado positivo para a doença. Segundo a família, a jovem havia sido liberada para retomar os treinamentos.

Mariana recebeu o diagnóstico positivo para Covid-19 em novembro.

“Apesar do positivo, ela não apresentava muitos sintomas, e todos estavam de maneira bem leve”, disse a engenheira de dados Érica Bernardes da Silva, 41, tia da adolescente.

Com a liberação dos médicos, Mariana disputou o Torneio Integração Nacional, em Santos, nos dias 9 e 10 deste mês. Ela competiu em três provas: 50, 100 e 200 metros nado livre. Ao retornar para Presidente Prudente (SP), onde morava, a atleta começou a sentir uma dor de garganta, que não melhorava, mesmo com medicamentos.

“Levamos a três hospitais, e em todos disseram que era amigdalite. Só no Hospital Regional fizeram uma tomografia, que constatou que o pulmão dela estava afetado. Aí ela foi internada”, explica Érica.

Um novo teste de Covid-19 foi realizado, mas o resultado ainda não está disponível.

Segundo a Federação Aquática Paulista (FAP), todas as medidas de segurança contra a Covid-19 foram tomadas. O Hospital Regional de Presidente Prudente informou, por meio de nota, que Mariana deu entrada na unidade dia 13 de dezembro, já com o teste positivo em mãos. Segundo o órgão, ela foi medicada e liberada no mesmo dia. Em 17 de dezembro, retornou à unidade com sintomas respiratórios mais graves. O Hospital garante que cumpriu todas as medidas e os protocolos para tratamento da Covid-19 foram seguidos à risca.

“Mariana cumpriu o dever aqui na terra, nos trouxe alegrias, realizou sonhos. O que isso deixa de lição é que temos que ter muito cuidado com a Covid-19. É uma doença que mata muito rápido. Profissionais de saúde precisam ter mais atenção quando lidam com qualquer sintoma relacionado, nós temos que nos proteger. Todos têm que fazer sua parte”, disse a tia.

Informações do Uol.

Mariana Franklin Ferreira Silva, nadadora de 14 anos que morreu em decorrência da Covid-19. Foto: Arquivo Pessoal.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Instabilidade no clima pode marcar a terça-feira em Três Lagoas

Avanço de frente fria pode provocar chuvas intensas, rajadas de vento de até 60 km/h e queda nas temperaturas, alerta o Cemtec/MS

Cassiano Maia destaca papel da indústria papeleira no desenvolvimento acelerado

Prefeito de Três Lagoas traçou o percurso de transformação da cidade, desde sua atmosfera tranquila até o entorno agitado de grandes empreendimentos, ressaltando o papel do poder público em "preparar o terreno" para o crescimento

Vice-prefeito de Bataguassu defende crescimento planejado e destaca medidas para receber indústria

Cleyton Silva afirma que município já aprovou leis, investe em infraestrutura e reforça saúde, habitação e segurança para enfrentar os desafios do megaempreendimento