32.3 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Marques suspende trecho da Ficha Limpa que permite inelegibilidade indeterminada

Decisão do ministro evita que a sanção ultrapasse oito anos, desde a condenação por órgão colegiado

21/12/2020 09h25
Por: Marcela Damore

BRASÍLIA – O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, neste sábado (19), o trecho da Lei da Ficha Limpa que determina que o prazo de oito anos de inelegibilidade para condenados por órgãos colegiados terá efeitos após o cumprimento da pena. Segundo a Lei da Ficha Limpa, são inelegíveis para qualquer cargo “os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena”, por crimes contra a economia popular, fé pública, administração pública, patrimônio público, entre outros. A decisão é liminar, e o caso deve ir ao Plenário.

O ministro atendeu ao pedido de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, impetrada pelo PDT. De acordo com o partido, a redação da Lei da Ficha Limpa cria uma espécie de inelegibilidade por prazo indeterminado. Isso porque o agente se torna inelegível com a condenação por órgão colegiado, período que vai até o trânsito em julgado; depois segue sem direitos políticos enquanto cumpre a pena, tal como definido no artigo 15, III, da Constituição Federal; e, por fim, segue inelegível por oito anos depois do cumprimento da pena.

A decisão de Nunes Marques evita que a sanção ultrapasse oito anos, desde a condenação por órgão colegiado e, segundo o ministro, se aplica apenas a candidaturas para as eleições de 2020 ainda pendentes de análise pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo.

“A ausência da previsão de detração, a que aludem as razões iniciais, faz protrair por prazo indeterminado os efeitos do dispositivo impugnado, em desprestígio ao princípio da proporcionalidade e com sério comprometimento do devido processo legal”, afirmou o ministro na decisão.

Informações do Yahoo! Notícias.

Kassio Nunes Marques. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Abertas inscrições do Processo Seletivo Simplificado para professores temporários da REE-MS

Será admitida a inscrição somente via internet, no portal www.avalia.org.br, até as 17h do dia 25 de novembro de 2025, respeitado o horário oficial de Mato Grosso do Sul.

Coronel David rebate narrativa do PT e reafirma defesa do combate firme ao crime organizado

No Mato Grosso do Sul, Coronel David foi responsável pela criação do BOPE e do Batalhão de Choque, unidades que hoje são referência no enfrentamento direto às facções.

Licenciamento encerra com 55% de pagamentos em dia no MS

A rotina, que começou em abril com placas finais 1 e 2, envolveu mais de 1,8 milhão de licenciamentos em todo o Estado.