35.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 19 de fevereiro, 2026

Deputados votam projeto que destina dinheiro de crimes de lavagem à segurança pública

Projeto de lei é de autoria do Governo do Estado

08/07/2020 09h19
Por: Deyvid Santos

MATO GROSSO DO SUL (MS) – Pautado para primeira votação nesta quarta-feira (8), os deputados vão analisar projeto de lei do Poder Executivo que destina dinheiro apreendido em crimes de lavagem e ocultação de bens, ao fundo da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o projeto aprovado pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) na semana passada, a destinação de dinheiro apreendido em crimes de lavagem e ocultação de bens será ao Funresp (Fundo Especial de Reequipamento da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Portanto, segundo a proposta, os bens, direitos e os valores de investigado ou de acusado, ou existentes em nome de interpostas pessoas, o quais sejam instrumentos, produtos ou proveitos dos crimes de lavagem o de ocultação de bens, cuja competência seja da Justiça Estadual de Mato Grosso do Sul, que tenham sido incorporados ao patrimônio do Estado por meio de determinação judicial transitada em julgado sejam incorporados ao Fundo.

Além disso, a proposta altera também, a Lei Estadual nº 5.139, de 27 de dezembro de 2017, a fim de estabelecer que sejam destinadas à Polícia Civil de Mato Grosso do Sul as receitas provenientes dos crimes de lavagem ou de ocultação de bens que tenham sido recuperados em investigação criminal conduzida pela Polícia Civil, em razão de esta ser a instituição responsável pelo combate aos crimes de lavagem de capitais.

Discussão única

Também em pauta, os deputados vão discutir Projeto de Decreto Legislativo que reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública no município de Ribas do Rio Pardo. A solicitação foi feita pelo prefeito da cidade, devido à pandemia do novo coronavírus.

Barbosinha (DEM), apresentou proposta que declara de utilidade pública estadual a Associação Civil Obras Sociais Jesus de Nazaré, com sede e foro no município de Dourados. A instituição, com fins filantrópicos, foi fundada em 2016 e realiza obras sociais.

2ª discussão

Também de autoria de Barbosinha, Projeto de lei determina que sejam colocadas instalações sanitárias e bebedouros à disposição dos clientes de casas lotéricas e outras instituições financeiras. O objetivo da proposta é isentar da obrigação as casas lotéricas e instituições financeiras de pequeno porte com até 60 metros quadrados.

1ª discussão

Deve ser votado hoje Projeto de lei de Pedro Kemp (PT), que determina a inclusão de intérprete da Libras (Língua Brasileira de Sinais), nos telejornais da rede pública de televisão. A inclusão deve ser também nas peças publicitárias e programas institucionais em Mato Grosso do Sul.

Informações do site Midiamax

Projetos serão analisados em sessão remota nesta quarta-feira (8). (Wagner Guimarães, Alems)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dobra no lóbulo da orelha não é método confiável para prever infarto, alertam especialistas

Sinal de Frank voltou a repercutir após morte de influenciador, mas cardiologista reforça que avaliação médica completa é essencial para medir risco cardiovascular A presença...

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de fenilcetonúria no Brasil

Remédio indicado para crianças e adultos pode ampliar possibilidades de dieta e melhorar qualidade de vida de pacientes com doença genética rara. A Agência Nacional...

Deputados aprovam criação de cadastro estadual de condenados por violência contra a mulher em MS

Proposta segue para sanção do governador e prevê divulgação de dados dos agressores no site da Segurança Pública Na volta do feriado de Carnaval, nesta...