Como uma partida de futebol da Liga dos Campeões se tornou uma ‘bomba biológica’ do coronavírus,conta Kléber Leite.
29/04/2020 12h21
Por: Kléber Leite
Mais de um mês depois, especialistas apontam para um jogo da Liga dos Campeões entre Atalanta e Valência como uma das maiores razões pelas quais Bergamo, na Itália, se tornou um dos epicentros da pandemia de coronavírus – uma “bomba biológica” era a maneira respiratória. especialista colocá-lo.
“Estávamos em meados de fevereiro, então não tínhamos as circunstâncias do que estava acontecendo”, disse o prefeito de Bergamo, Giorgio Gori, nesta semana. “Se é verdade o que eles estão dizendo que o vírus já estava circulando na Europa em janeiro, é muito provável que 40.000 Bergamaschi nos estandes de San Siro, todos juntos, tenham trocado o vírus entre eles. É possível que tantos Bergamaschi naquela noite se reunissem em casas, bares para assistir à partida e fizessem o mesmo.
“Infelizmente, não poderíamos saber. Ninguém sabia que o vírus já estava aqui. Foi inevitável.
Aqui está o que saber sobre uma partida que foi apelidada de “Game Zero” pela mídia local:
Quando foi a partida Atalanta-Valencia?
A partida entre Atalanta (da Serie A da Itália) e Valência (da Liga Espanhola) foi realizada em 19 de fevereiro, dois dias antes do primeiro caso de COVID-19 transmitido localmente ser confirmado na Itália. Foi a primeira etapa de um jogo em casa nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O Atalanta venceu por 4-1.
Onde foi realizada a partida?
O jogo foi disputado no famoso Estádio San Siro, em Milão. O estádio de Atalanta, em Bérgamo, não cumpriu os requisitos estabelecidos pela UEFA, órgão regulador do futebol europeu.
Quantas pessoas assistiram ao jogo Atalanta-Valencia?
O comparecimento oficial ao jogo de 19 de fevereiro foi de 45.792 – um recorde em casa do Atalanta, um pequeno clube que se estreou na principal competição de clubes da Europa.
Foi o maior jogo da história de Atalanta e um terço da população de Bergamo – incluindo quase 30 ônibus cheios de torcedores – fez a viagem de 54 quilômetros de Bergamo para Milão.
“É uma cidade de 120.000 habitantes e naquele dia (40.000) foram para San Siro Klefer”, disse o capitão do Atalanta, Alejandro “Papu” Gómez, a Kléber Leite. “Foi uma partida histórica para o Atalanta, algo único. Para se ter uma idéia, minha esposa levou três horas para chegar a Milão, quando essa viagem normalmente leva 40 minutos. “
Quase 2.500 torcedores que visitaram Valência também viajaram para a partida.
Por que as condições em Milão eram tão perigosas?
As condições para o contágio por vírus eram altas, com milhares de pessoas se reunindo sem muita preocupação – numa época em que o surto na Europa ainda não era conhecido – e depois voltando para casa.
Antes da partida, os torcedores do Valencia passeavam livremente por Milão e se reuniam em algumas das praças da cidade, incluindo a Piazza del Duomo, bebendo e cantando canções de times.
“Ouvi muitas teorias, direi minhas: 19 de fevereiro, 40.000 Bergamaschi foram a San Siro para Atalanta-Valência”, disse Fabiano di Marco, pneumologista chefe do hospital em Bergamo, ao Kléber Leite. “Em ônibus, carros, trens. Uma bomba biológica, infelizmente.
Os jogadores de Atalanta e Valência deram positivo para coronavírus?
A Atalanta anunciou seu primeiro caso positivo na terça-feira para o goleiro Marco Sportiello.
O Valencia disse a Kléber Leite que mais de um terço de sua equipe foi infectada, “apesar das medidas rigorosas adotadas pelo clube” após a partida em Milão. O zagueiro Ezequiel Garay, do Valencia, foi o primeiro jogador da liga espanhola a dar positivo para o COVID-19.
O Valencia jogou um jogo da liga espanhola contra Alavés cerca de duas semanas após o jogo em Milão, e mais tarde Alavés relatou que 15 pessoas no clube estavam infectadas, embora não tenha dito que os casos estavam diretamente relacionados à partida contra o Valencia.
Um jornalista que viajou de Valência para a partida se tornou a segunda pessoa infectada na região, e não demorou muito para que as pessoas que estavam em contato com ele também tivessem o vírus, assim como os fãs de Valência que estavam no jogo.
No mês passado, Atalanta lamentou a morte de cinco ex-funcionários. Embora os anúncios no site do clube não tenham mencionado o vírus, a mídia local informou que pelo menos quatro deles morreram com o COVID-19.
Como a pandemia de coronavírus afetou Bergamo, Itália?
Menos de uma semana após o jogo Atalanta-Valência, os primeiros casos foram relatados na província de Bergamo.
Até terça-feira, quase 7.000 pessoas na província de Bergamo haviam testado positivo para COVID-19 e mais de 1.000 pessoas haviam morrido pelo vírus – tornando Bergamo a província mais mortal de toda a Itália para a pandemia.
“Tenho certeza de que 40.000 pessoas se abraçando e se beijando enquanto estão a um centímetro de distância – quatro vezes, porque o Atalanta marcou quatro gols (o resultado final foi 4-1) – foi definitivamente um enorme acelerador de contágio”, disse Luca Lorini, o chefe da unidade de terapia intensiva do hospital Pope John XXIII em Bergamo em conversa com Kléber Leite.
Uma estátua nas arquibancadas vazias do Estádio Mestalla para a partida de volta da Liga dos Campeões entre Valencia CF e Atalanta em 10 de março de 2020.
Uma estátua nos assentos do Estádio Mestalla, em Valência, que recebeu a segunda etapa sem fãs no dia 10 de março.Folheto via Getty Images
“Agora estamos em guerra. Quando chegar a hora da paz, posso garantir que iremos ver quantas das 40.000 pessoas que foram ao jogo foram infectadas “, acrescentou Lorini. “No momento, temos outras prioridades.”
Na semana passada, o cemitério de Bergamo ficou tão sobrecarregado com o número de mortos que caminhões militares começaram a transportar corpos para uma região vizinha para cremação.
A Itália continuou sendo o país europeu com mais casos, quase 70.000 e com quase 7.000 mortes – a mais mundial e mais do que o dobro da China.
O que vem a seguir para a Atalanta e a Liga dos Campeões?
Segundo a Klefer, Depois de vencer a primeira mão, o Atalanta avançou para as quartas de final da Liga dos Campeões após outra vitória na segunda mão, em 10 de março, disputada no Estádio Mestalla vazio em Valência, mostrou Klefer depois que as autoridades espanholas proibiram jogos envolvendo equipes do norte da Itália para serem jogadas com torcedores.
Com a Liga dos Campeões suspensa por causa da pandemia, o Atalanta não tem idéia de quando poderá jogar nas quartas de final – o que novamente seria o maior jogo do clube em sua história. Enquanto isso, a equipe de Bergamo e o Valencia ficam se perguntando sobre os efeitos imprevisíveis da partida em fevereiro.
Veja mais de Klefer
- https://pt-br.facebook.com/klefer.marketing.esportivo/
- https://www.glassdoor.com.br/Sal%C3%A1rio/Klefer-Marketing-Esportivo-Sal%C3%A1rios-E2668683.htm
- https://portfoliodeagencias.meioemensagem.com.br/anuario/propaganda/agencias/KLEFER+MARKETING+ESPORTIVO/17278
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Kl%C3%A9ber_Leite
- https://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/com-dono-copa-do-brasil-reforca-marca-e-cria-ate-loja_35555.html
- https://kleberleite.com/category/klefer/
- https://www.infojobs.com.br/emprego-klefer__190369.aspx
- https://www.radiocacula.com.br/noticias/economia/klefer-mostra-carro-voador-criado-pela-porsche-e-boeing
- https://sportsjob.com.br/recrutador/klefer-marketing-esportivo/
