22.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

Calouros da UFMS serão recepcionados com programação especial

O objetivo é fazer com que todos conheçam a Universidade e se sintam pertencentes à comunidade acadêmica

12/02/2020 07h22
Por: Deyvid Santos

MATO GROSSO DO SUL (MS) – O ano letivo na Cidade Universitária e nos nove câmpus terá início no próximo dia 17. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) e as representações estudantis organizaram diversas atividades para recepcionar e acolher os novos estudantes. O objetivo é fazer com que todos conheçam a Universidade e se sintam pertencentes à comunidade acadêmica.

A programação especial conta com atividades específicas de cada curso e ações institucionais que se estendem até março. A recepção institucional está prevista para o dia 19, com exceção de alguns câmpus que realizarão o evento em outra data. Neste dia, serão apresentados os diretores, docentes e técnicos administrativos, bem como será entregue aos novos acadêmicos um kit de boas-vindas.

Segundo a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ana Rita Barbieri, a Universidade se alegra em receber e fazer parte do sonho de tantas pessoas. “Esse é o grande evento da Instituição, a recepção de calouros foi organizada com muito cuidado e carinho por toda equipe. Nesta edição, os estudantes estão com mais protagonismo e temos diversas atividades na programação”.

As apresentações se estendem para os grupos estudantis, com a participação da Federação das Empresas Juniores do MS, Liga das Atléticas, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e outros grupos de apoio aos estudantes da UFMS. Ao longo da semana, os acadêmicos poderão conhecer a estrutura organizativa da Universidade, visitar as instalações, receber orientações sobre assuntos estudantis, participar de atividades culturais, esportivas e recreativas, além de conhecer os projetos de ensino, pesquisa e extensão.

O cronograma de boas-vindas também inclui duas atividades, que fazem parte da campanha Eu Respeito de fevereiro. O trote solidário promoverá a doação de sangue e o cadastro para doação de medula óssea, a ação será realizada em Campo Grande e em todos os câmpus nos quais município possui hemocentro. O trote responsável incentivará o cuidado ao meio ambiente e o combate ao mosquito Aedes aegypti e ocorrerá no evento de recepção da Cidade Universitária. Também como parte da campanha e da recepção, a ação UFMS Sem Assédio prevê a divulgação de peças gráficas de conscientização nas mídias sociais e unidades, além de capacitações e oficinas junto aos estudantes e servidores.

No dia 20 de fevereiro, a comunidade acadêmica está convidada para participar da Aula Magna que será ministrada às 8h, no Teatro Glauce Rocha. O encontro terá a presença da presidente da Enactus do Brasil, Joana Rudiger e visa motivar os estudantes para ações de empreendedorismo social. Durante a cerimônia, haverá também uma apresentação de ballet para contar a história da Universidade. O evento será transmitido ao vivo no canal no Youtube da TV UFMS.

Ainda como parte da programação especial, mas aberto a toda a comunidade, a Casa da Ciência realizará em Campo Grande, na noite do dia 20 de fevereiro, um evento de observação do céu com telescópios.

Informações do site Midiamax

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeituras encerram disputa judicial sobre ISS do pedágio e garantem liberação de mais de R$ 10 milhões

Após quase um ano de impasse, Justiça de Três Lagoas determina que concessionária Way 112 repasse diretamente aos municípios os valores do imposto, conforme rateio proporcional à extensão das rodovias

Corpo de jovem desaparecido foi encontrado sem vida no Rio Verde

Tragédia em Água Clara se repete, reforçando alerta sobre a periculosidade do local

MS lança ações para fortalecer enfrentamento à violência contra mulheres

Iniciativa marca nova etapa do Programa Protege e envolve municípios, sociedade civil e instituições públicas na construção de uma rede de proteção mais ampla