21.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

PMA registrou aumento de 141% no tráfico de aves em 2019

Sete traficantes foram autuados e multas somam quase R$ 800 mil

06/01/2020 12h37
Por: Midiamax

MATO GROSSO DO SUL – A PMA (Polícia Militar Ambiental) registrou um aumento de 141% em casos de tráfico de aves em Mato Grosso do Sul em 2019. O tráfico de animais silvestres é quase que exclusivamente de aves no estado e a maioria dos casos é de tráfico de papagaios. Eles são os preferidos porque as pessoas gostam de tê-lo como animal de estimação.

Segundo a PMA, o tráfico de papagaios se intensifica entre agosto e dezembro, que é o período reprodutivo da ave. “O interesse é no filhote, pois somente pego pequenos é que ele pode desenvolver a capacidade de reproduzir a voz humana, o que atrai as pessoas para terem o animal em casa”.

Foram autuadas sete pessoas e apreendidas 345 aves em 2019: 180 papagaios, cinco periquitos e 160 canários peruanos. Estes canários estavam com uma corumbaense de 33 anos. A PMA aplicou multas que somaram o valor de R$ 799 mil, valor 447% superior ao ano de 2018.

Canários-peruanos

MS é rota para o tráfico internacional de canários-peruanos. Segundo a PMA, o canário entra no Brasil trazidos por traficantes peruanos, bolivianos ou brasileiros e é levado para o Distrito Federal e Minas Gerais, onde são usados em ‘rinhas’.

Os canários peruanos também são cruzados em cativeiro com a ave brasileira, fato que coloca em risco esta espécie. O cruzamento produziria um espécime intermediário, difícil de ser diferenciado e muito forte para utilização em ’rinhas’.

“Vale ressaltar, que a lei não reconhece o tráfico do canário-peruano, ou outra espécie exótica vinda de outro País, como tráfico e, sim, como introduzir espécie no País sem autorização. A forma de combate a esse tipo de tráfico tem sido com barreiras nas estradas, especialmente, na região de Corumbá”, diz PMA.

Foto: Divulgação/PMA

Foto: Divulgação/PMA

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem é preso após tentativa de furto e ameaça com faca em Três Lagoas

Um jovem de 20 anos foi preso na noite desta terça-feira (19) após ser surpreendido durante uma tentativa de furto em um barracão localizado...

Inep divulga resultado de recursos para atendimento especializado na PND

Mais de 1,1 milhão de candidatos estão inscritos na primeira edição da prova, que será aplicada em 26 de outubro

Amanda Nodari destaca inovação como motor do setor florestal em Três Lagoas

Especialista da Dexco ressalta a importância da conexão entre empresas e startups para o futuro da silvicultura brasileira O Evolution – Encontro de Inovações e...