31 C
Três Lagoas
sábado, 16 de agosto, 2025

Em vigor, Lei de Abuso de Autoridade coibirá “excessos”, defende OAB-MS

Lei alterou o Estatuto da OAB, criminalizando com pena de 3 meses a 1 ano de prisão, a violação das prerrogativas da advocacia

04/01/2020 09h02
Por: Deyvid Santos

MATO GROSSO DO SUL (MS) – Entrou em vigor nesta sexta-feira (3) a Lei 13.869/19, conhecida como Lei de Abuso de Autoridade, que criminaliza a violação das prerrogativas da advocacia.

A Seccional da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) celebra o momento e defende que já lutava, desde a gestão anterior, pela criminalização da violação de prerrogativas profissionais como forma de coibir abusos praticados por autoridades, como policiais, promotores e até mesmo juízes.

Segundo a Ordem, as condutas violam a lei e também o Estatuto da Advocacia. “O texto traz avanços no combate a ilegalidades, coibindo excessos e abusos de autoridades, que infelizmente ainda acontecem em nosso país, diante da legislação ultrapassada, com elementos datados de 1965, para reger as investigações”, destaca o presidente Mansour Elias Karmouche.

A Lei de Abuso de Autoridade alterou o Estatuto da OAB, criminalizando com pena de 3 meses a 1 ano de prisão, a violação das prerrogativas da advocacia.

“A partir de hoje teremos instrumentos legais para que possamos agir, sem qualquer revanchismo, mas tão somente em busca de respeito e cumprimento das leis e Constituição brasileira”, completa o presidente da OAB-MS.

Informações do site Campo Grande News

Presidente da OAB-MS, Mansour Elias Karmouche, durante congresso em Campo Grande (Foto: Divulgação)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Portaria estabelece requisitos de programa que permite venda de produtos de origem animal

Com a adesão, produtos como queijos, mel, embutidos e outros de origem animal, poderão ser vendidos em todo o Estado desde que estejam inscritos no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município em que são fabricados.

Grêmios estudantis assumem protagonismo no enfrentamento à violência contra a mulher

O programa envolve gremistas das 337 escolas da Rede Estadual, distribuídas nos 79 municípios, em uma jornada de 40 horas formativas.

MS apresenta nova arquitetura da saúde para qualificar atendimento e cumprir diretrizes do SUS

Novo modelo hierarquizado e regionalizado reorganiza fluxos, reforça papéis por porte de município e amplia investimentos para garantir atendimento adequado em todas as regiões