31 C
Três Lagoas
sábado, 16 de agosto, 2025

SAÚDE MENTAL: Ambulatório especializado é oficialmente entregue para atendimento de transtornos

Ambulatório Especializado de Saúde Mental, instalado em prédio, locado pela Prefeitura de Três Lagoas, na Rua Alfredo Justino, número 66, Bairro Lapa.

20/12/2019 09h00
Por: Assessoria da Prefeitura de Três Lagoas

TRÊS LAGOAS (MS) – A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apresentou oficialmente um dos mais recentes e inéditos serviços de atendimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Trata-se do Ambulatório Especializado de Saúde Mental, instalado em prédio, locado pela Prefeitura de Três Lagoas, na Rua Alfredo Justino, número 66, Bairro Lapa.

Este novo serviço da SMS foi apresentado ao prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, acompanhado da secretária de Saúde, Angelina Zuque; Procurador Jurídico da Prefeitura, advogado Luiz Henrique Gusmão; e dos vereadores Celso Yamaguti e Antônio Rialino, na manhã desta quinta-feira (19).

Nesta apresentação das instalações, serviços e equipe do Ambulatório Especializado de Saúde Mental, coordenada, estavam também a coordenadora da RAPS, enfermeira Patrícia Azambuja Alvarenga e demais diretoras e coordenadores dos vários setores da Saúde; e da vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, farmacêutica Luciana Regina Braçal.

O Ambulatório possui uma equipe de profissionais da Saúde, coordenada pela psicóloga Hadley Cristina Moura, e é constituída por: 07 psicólogos, 02 psiquiatras, uma assistente social, dois técnicos administrativos e uma servidora para a limpeza.

Esta é uma das unidades da RAPS, juntamente com o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, Residência Terapêutica e o CAPS AD (Álcool e Drogas), todos mantidos pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da SMS.

PORTA DE ENTRADA

A porta de entrada para este serviço especializado da Saúde Mental é a unidade CAPS-II (Rua Zuleide Perez Tabox, número 950) , que irá avaliar, inicialmente, se o paciente necessita ou não de tratamento apropriado, conforme o grau do seu transtorno mental (leve, médio ou elevado).

Aos adolescentes, conforme explicou a psicóloga Hadley, o atendimento é livre e com demanda espontânea, mas também podem ser encaminhados pelas Escolas, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro Especializado de Assistência Social), UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas) e pelas próprias famílias.

“Este é um Ambulatório Especializado, talvez inédito na Rede Pública Municipal de Saúde de todo o estado de Mato Grosso do Sul e conquistado pela amplitude da necessidade de atendimento diferenciado da saúde mental”, observou a secretária Angelina.

“Temos muito a agradecer ao nosso prefeito Angelo Guerreiro por entender e apoiar esta nossa necessidade de melhoria da qualidade do atendimento às pessoas que precisam de nossa ajuda, especialmente, em situações de transtornos mentais”, completou a secretária de Saúde.

“Estas conquistas para a melhoria e humanização da qualidade dos serviços que precisam ser prestados à saúde da população são resultado da dedicação de todos os nossos servidores”, disse o prefeito.

“Temos que reconhecer que, em 36 meses da nossa gestão, tivemos muitos avanços que estão refletindo no contentamento da maioria da nossa população que procura as unidades de Saúde. E este é um dos serviços que precisa de muita atenção, carinho e delicadeza, porque as pessoas que aqui chegam precisam de tudo isso para voltarem a valorizar a vida e precisamos é salvar e incentivar as pessoas a viver”, comentou Angelo Guerreiro.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Portaria estabelece requisitos de programa que permite venda de produtos de origem animal

Com a adesão, produtos como queijos, mel, embutidos e outros de origem animal, poderão ser vendidos em todo o Estado desde que estejam inscritos no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município em que são fabricados.

Grêmios estudantis assumem protagonismo no enfrentamento à violência contra a mulher

O programa envolve gremistas das 337 escolas da Rede Estadual, distribuídas nos 79 municípios, em uma jornada de 40 horas formativas.

MS apresenta nova arquitetura da saúde para qualificar atendimento e cumprir diretrizes do SUS

Novo modelo hierarquizado e regionalizado reorganiza fluxos, reforça papéis por porte de município e amplia investimentos para garantir atendimento adequado em todas as regiões