18.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 28 de julho, 2025

Petrobras não chega a acordo para venda da UFN3 em Três Lagoas

Negociação tinha sido retomada após Justiça revogar liminar que determinava suspensão; companhia reitera decisão de sair dessa área de negócios

26/11/2019 10h51
Por: Deyvid Santos

TRÊS LAGOAS (MS) – As negociações da Petrobras com o grupo russo Acron foram encerradas sem a venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas (MS). Estavam em curso conversas entre as empresas para a venda de 100% da participação detida pela Petrobras na UFN-III para produção de ureia e amônia.

Os motivos do encerramento encerramento das negociações com o grupo russo não foram divulgados, mas a Petrobras disse que permanece com seu posicionamento estratégico de sair integralmente dos negócios de fertilizantes, enquanto busca focar na exploração de petróleo no pré-sal.

Pra o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT) de Três Lagoas, José Aparecido de Moraes, o principal fator que levou os russos a desistirem do acordo foi o fornecimento de gás natural, prejudicado pelos recentes protestos e manifestações na Bolívia. Além de fornecer o gás natural (matéria-prima para o funcionamento da fábrica), a estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) abocanhou fatia de 12% no negócio, com opção de ampliar a participação para 30%.

Outro empecilho causado pela onda de protestos que toma conta da Bolívia é o impedimento no fornecimento de ureia para o Brasil. O produto é matéria-prima para a fabricação de fertilizantes. Comunicado da YPFB informou aos clientes que a rodovia Bulo Bulo-Santa Cruz está bloqueada e por isso os caminhões não estão conseguindo entrar na fábrica para encher as carrocerias.

Bolívia em Crise

A confusão tomou conta da Bolívia desde o polêmico resultado das eleições presidenciais que reelegeram o socialista Evo Morales. Diante de suspeita de fraude, grupos travaram as ruas exigindo segundo turno, o que aconteceu inclusive em Puerto Quijarro, perto de Corumbá. Uma equipe da Organização dos Estados Americanos (OEA) fez uma auditoria no pleito e encontrou uma série de irregularidades e inconsistências que acenderam ainda mais os indícios de trapaça. Morales e seus aliados deixaram o governo. Jeanine Áñez se autoproclamou presidente da Bolívia, e deve anunciar a convocação de novas eleições.

Decisão Judicial

Em junho, a 24ª Vara Federal do Rio de Janeiro revogou a decisão liminar que determinava a suspensão da venda desses ativos e o processo competitivo foi retomado naquela ocasião.

A liminar ocorreu em resposta a uma ação popular de autoria do Presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino, alegando então defesa dos interesses nacionais e de preservação do patrimônio da Petrobras.

Segue a nota da Petrobras na íntegra:

Informações do site Isto É / Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Frente fria avança e pode mudar o clima em Três Lagoas nesta segunda

Instabilidades provocadas por baixa pressão e transporte de umidade aumentam a nebulosidade e elevam o risco de tempestades localizadas na região.

Capacitação fortalece Defesa Civil de Três Lagoas em situações de emergência

Voluntários receberam treinamento prático em primeiros cuidados, com foco em atendimento eficaz durante eventos e ocorrências críticas A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da...

Ovando destina R$ 18,6 milhões para reforçar saúde em MS

Verba federal contemplará mais de 30 municípios com melhorias em hospitais, equipamentos e serviços públicos de saúde O deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP-MS) destinou...