24.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 24 de novembro, 2025

Petrobras não chega a acordo para venda da UFN3 em Três Lagoas

Negociação tinha sido retomada após Justiça revogar liminar que determinava suspensão; companhia reitera decisão de sair dessa área de negócios

26/11/2019 10h51
Por: Deyvid Santos

TRÊS LAGOAS (MS) – As negociações da Petrobras com o grupo russo Acron foram encerradas sem a venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas (MS). Estavam em curso conversas entre as empresas para a venda de 100% da participação detida pela Petrobras na UFN-III para produção de ureia e amônia.

Os motivos do encerramento encerramento das negociações com o grupo russo não foram divulgados, mas a Petrobras disse que permanece com seu posicionamento estratégico de sair integralmente dos negócios de fertilizantes, enquanto busca focar na exploração de petróleo no pré-sal.

Pra o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT) de Três Lagoas, José Aparecido de Moraes, o principal fator que levou os russos a desistirem do acordo foi o fornecimento de gás natural, prejudicado pelos recentes protestos e manifestações na Bolívia. Além de fornecer o gás natural (matéria-prima para o funcionamento da fábrica), a estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) abocanhou fatia de 12% no negócio, com opção de ampliar a participação para 30%.

Outro empecilho causado pela onda de protestos que toma conta da Bolívia é o impedimento no fornecimento de ureia para o Brasil. O produto é matéria-prima para a fabricação de fertilizantes. Comunicado da YPFB informou aos clientes que a rodovia Bulo Bulo-Santa Cruz está bloqueada e por isso os caminhões não estão conseguindo entrar na fábrica para encher as carrocerias.

Bolívia em Crise

A confusão tomou conta da Bolívia desde o polêmico resultado das eleições presidenciais que reelegeram o socialista Evo Morales. Diante de suspeita de fraude, grupos travaram as ruas exigindo segundo turno, o que aconteceu inclusive em Puerto Quijarro, perto de Corumbá. Uma equipe da Organização dos Estados Americanos (OEA) fez uma auditoria no pleito e encontrou uma série de irregularidades e inconsistências que acenderam ainda mais os indícios de trapaça. Morales e seus aliados deixaram o governo. Jeanine Áñez se autoproclamou presidente da Bolívia, e deve anunciar a convocação de novas eleições.

Decisão Judicial

Em junho, a 24ª Vara Federal do Rio de Janeiro revogou a decisão liminar que determinava a suspensão da venda desses ativos e o processo competitivo foi retomado naquela ocasião.

A liminar ocorreu em resposta a uma ação popular de autoria do Presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino, alegando então defesa dos interesses nacionais e de preservação do patrimônio da Petrobras.

Segue a nota da Petrobras na íntegra:

Informações do site Isto É / Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Na quarta-feira, começa a temporada final de Stranger Things

Netflix muda horário e libera episódios das 22h para evitar spoilers entre fãs A contagem regressiva acabou: a 5ª e última temporada de Stranger Things...

Novos benefícios sociais exigirão RG nacional a partir de maio

Biometria passa a ser 100% obrigatória em janeiro de 2028 Os novos beneficiários de programas sociais sem biometria cadastrada precisarão emitir a Carteira de Identidade...

“Divisão sexual do trabalho não desapareceu”, diz influencer feminista

Jaque Conserta promove autonomia feminina ensinando reparos em casa A influenciadora Jaqueline Pinheiro uniu empreendedorismo social com ativismo feminista e percorre o país ensinando a...