Proposta permite que clínicas e entidades possam fazer doação de medicamentos em boas condições
23/09/2019 13h15
Por: Deyvid Santos
CAMPO GRANDE (MS) – O projeto apresentado na Assembleia prevê doação e distribuição de medicamentos para tratamento de pessoas, na saúde pública. A intenção é que este repasse seja feito por comunidades, clínicas e instituições da sociedade civil. A intenção é que seja um serviço complementar às farmácias básicas municipais.
“Além de contribuir no tratamento de saúde do indivíduo, o programa possibilitará a reflexão de toda a sociedade sobre o uso consciente de remédios, evitará a automedicação, intoxicações e desperdícios de remédios”, justifica o autor da proposta, o deputado Antônio Vaz (PRB).
Este programa “Farmácia Solidária” vai seguir os princípios estabelecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Os medicamentos doados irão passar por um “rigoroso controle”, para depois serem redistribuídos à população, seguindo as normas previstas, estando no prazo de validade.
Também poderá ser enviado medicamento com “validade vencida”, para que sejam descartados de forma correta e não prejudiquem o meio ambiente. Caberá ao governo estadual fazer o banco de dados para fazer o controle deste material.
Ainda está previsto a realização de campanhas de conscientização à população, sobre o uso racional de medicamentos, assim como seu descarte adequado. A proposta segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votada em plenário pelos deputados estaduais.
Informações do site Campo Grande News
