23.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 30 de março, 2026

48 Anos: Em 1977 MS surgiu no mapa brasileiro

Mato Grosso do Sul é o aniversariante deste sábado, 11 de outubro

A criação de Mato Grosso do Sul, há 48 anos, não foi marcada por disputas territoriais. O traçado que dividiu o antigo Mato Grosso seguiu critérios geográficos, sociais e econômicos e manteve no sul do estado a maior parte do Pantanal. Cerca de 65% do bioma está em território sul-mato-grossense.

Mais do que uma decisão política, o formato atual do Estado reflete a lógica das águas e das culturas que moldaram sua história.

“Não houve disputa sobre quem ficaria com o Pantanal. O desenho respeitou o relevo, a hidrografia e as características culturais. A maior preocupação era administrativa: Mato Grosso era muito grande e difícil de governar”, explica o historiador Marcelo Piccolli, especialista em cultura brasileira.

Decisão de gabinete – A separação foi conduzida durante o regime militar, sem consulta popular. Participaram apenas parlamentares e integrantes da Liga Sul-Mato-Grossense Pró-Divisão do Estado, grupo que articulava a emancipação política da região.

A pedido do presidente Ernesto Geisel, ele liderou um estudo técnico e apresentou o projeto ao governo federal. “Tudo foi feito de forma apressada, porque o sonho da divisão já era antigo entre os moradores do sul”, recorda Marisa.

“O Pantanal de Corumbá reúne uma ampla diversidade de paisagens, fauna exuberante e cultura. É aqui que o turista vivencia a autenticidade da vida pantaneira, pratica a pesca esportiva e tem contato com tradições centenárias e hospitalidade única”, afirma Zelinho.

O gestor destaca que o município tem reforçado ações de divulgação dentro e fora do país, com presença em feiras, eventos e campanhas voltadas ao turismo sustentável e à pesca esportiva.

Após quase uma década sem levantamentos oficiais, Corumbá voltou a ter estatísticas atualizadas com o Observatório de Turismo do Pantanal, criado em janeiro de 2025.

“De acordo com os dados obtidos nestes nove meses, a maioria dos turistas é formada por brasileiros, principalmente de Mato Grosso do Sul, da Região Sudeste e da Região Sul”, aponta Zelinho.

Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Aniversariante Maçonaria Aquarius e Chà Revelação

Na última sexta-feira, dia 27, a Loja Maçonaria Aquarius foi palco de uma noite especial repleta de alegria e confraternização. O venerável Leandro, ao...

Suspeito de furto é preso e caixa de som recuperada em Três Lagoas

Homem com mandado de prisão em aberto tentou escapar da Força Tática, mas foi detido após ser identificado por câmeras de segurança

Disparos dentro de casa terminam com apreensão de armas pela Força Tática no Jardim Ipanema

Homem de 54 anos confessou tiros no interior da residência e foi levado à delegacia após ação na manhã desta segunda-feira, 30