Geral – 16/04/2012 – 15:04
Mais de 250 trabalhadores em educação presentes no Encontro.
No início da manhã desta segunda-feira (16), a diretoria da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), deu início às atividades do 3º Encontro dos Administrativos da Educação da Federação. Estão presentes na atividade mais de 250 trabalhadores em educação de todo o Mato Grosso do Sul, representantes da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e lideranças políticas e sindicais.
Segundo o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, a Federação tem o compromisso de realizar este encontro de dois em dois anos para que os administrativos tenham um espaço único de debate, pois a luta sindical da categoria é recente e esta é uma das principais maneiras de organização das bandeiras da categoria. “Com certeza este será um dos principais momentos de debate das questões que envolvem o dia-a-dia da categoria, que está na luta por um Plano de Cargo e Carreiras unificado, que merece um reajuste salarial justo e digno com a função de educadores que desenvolvem nas escolas públicas do nosso Estado, é dessa maneira, unidos e organizados, que vamos conseguir alcançar os direitos destes trabalhadores que recentemente vieram somar com os professores no movimento sindical da educação”, afirma.
Roberto disse ainda que uma das metas deste Encontro é fazer com que o Governo do Estado receba a direção da Federação para debater questões como a reforma do Estatuto dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul, a Lei 0087, e o reajuste salarial dos funcionários administrativos da educação da rede estadual de ensino. “Já decidimos em Assembleia Geral da Federação que se for necessário, nesta terça-feira (17), vamos realizar um ato público com os administrativos presentes no Encontro, reivindicando que o governador do Estado receba a comissão de negociação da FETEMS. Esperamos que os representantes do Governo do Estado entendam que organizados e unidos vamos a luta por nossos direitos e que o diálogo é melhor caminho para chegarmos a um consenso. Queremos que os administrativos da educação sejam incluídos em nosso Estatuto dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul e que os administrativos com Profuncionário recebam o Piso Salarial Nacional do Magistério, R$ 1451”, disse.
Para a secretária dos funcionários administrativos da FETEMS, Idalina Silva, responsável pela organização do Encontro, a abertura superou as expectativas e o evento está representativo, reuniu representantes da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e lideranças políticas e sindicais de renome. “É muito bom para nós, que estamos à frente da organização de uma atividade como esta, sermos prestigiados por companheiros de luta de todo o Estado e por lideranças políticas e sindicais que acreditam que a valorização dos administrativos da educação é um dos caminhos para construímos a educação pública de qualidade que queremos para o nosso país. Nossa luta é para que sejamos reconhecidos como educadores, que influenciam diretamente no ensino das nossas crianças e adolescentes nas escolas públicas”, conclui.
Participaram da abertura do Encontro além dos representantes da CNTE, o presidente da CASSEMS (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), Ricardo Ayache e o deputado estadual, Lauro Davi (PSB/MS). As atividades irão até o período da tarde desta terça-feira (17).
Fonte: Assecom FETEMS / Assecom FETEMS


