24.3 C
Três Lagoas
domingo, 11 de maio, 2025

29 de Agosto Dia Nacional de Combate ao Fumo

28/08/2013 – Atualizado em 28/08/2013

Comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, em parceria com a Ouvidoria da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde Pública, estará lembrando a população da importância do Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta quinta-feira (29), em todo o Brasil.

Junto com a divulgação das ações do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, não mais restrito ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), mas também implantado em quatro Unidades de Atenção Básica de Saúde, a mobilização alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, instituído pelo Ministério da Saúde, pretende chamar à atenção sobre a importância e responsabilidade de todos sobre o “Ambiente Livre de Cigarro”.

Uma dessas ações é lembrar e fazer valer de verdade o que prevê a Lei Municipal nº 2.600, de 12 de junho de 2012, que dispõe sobre a proibição do consumo de produtos fumígenos (cigarros e derivados) em repartições públicas, escolas, unidades de saúde e outros ambientes públicos e da iniciativa privada, que, por sua atividade, aglomeram pessoas.

“O cumprimento desta Lei é de extrema importância para propiciar melhor qualidade de vida aos servidores municipais e à população de Três Lagoas em geral”, observou a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, psicóloga Mari Eurípedes Armani.

TRATAMENTO
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) mantém o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, agora descentralizado e levado a quatro Unidades de Atenção Básica.

Esse tratamento é regulado pela Portaria do Ministério da Saúde de número 1.035/2004 e a Portaria de nº 442/2004, que amplia o serviço de tratamento do tabagismo aos três níveis de atenção à saúde (básica, média e de alta complexidade).

Esse modelo de controle e de combate ao tabagismo, estabelecido pelo Ministério da Saúde e também já implantado em Três Lagoas nos bairros Santa Luzia, Vila Piloto, São Carlos e Vila Nova, “possibilita que seja realizado em grupo ou individualmente o tratamento que ajuda o fumante a desenvolver habilidades que o auxiliarão a permanecer sem fumar”, explicou a psicóloga Mari.

“No Programa Municipal de Controle do Tabagismo, além da terapia em grupo, se necessário, oferecemos também o apoio de medicamentos, como recurso usado com sucesso no tratamento do tabagismo e disponibilizado na rede SUS”, informou a coordenadora.

CONSCIENTIZAÇÃO E ALERTA

Nas ações de mobilização, alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo pretende intensificar campanha de conscientização e de alerta quanto aos malefícios que o cigarro causa à saúde e qualidade de vida dos fumantes.

Segundo alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é considerado a principal causa de morte, que poderia ser evitada, em todo o mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta, ou seja, mais de um bilhão e 200 milhões de pessoas, infelizmente ainda sejam fumantes.
Isso quer dizer que, em torno de 47% da população masculina e mais de 125 da população feminina do Mundo mantêm o pernicioso vício do fumo.

O alerta da OMS é que as estatísticas têm revelado que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, um dos tumores mais letais; cinco vezes mais de possibilidades de sofrer enfarto, bronquite crônica e enfisema pulmonar; e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral, entre outras doenças.

Ainda segundo estudos da OMS, o grupo de fumantes, em decorrência das nefastas consequências do consumo de cigarro e outros derivados do fumo, é responsável por 63% de todas as mortes no Mundo.

Foto: Assessoria

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Climatologista Carlos Nobre aponta que Brasil tem potencial para reduzir emissões de CO2 a zero até 2040

O Brasil tem o potencial de reduzir a zero suas emissões de gases de efeito estufa até 2040, segundo o renomado climatologista Carlos Nobre....

Secretário de Administração de Três Lagoas é eleito secretário executivo do Fesmad

O Secretário Municipal de Administração da Prefeitura de Três Lagoas, Jardel Pauber Matos e Silva, foi eleito secretário executivo do Fórum Estadual das Secretarias...

Governo de Mato Grosso do Sul nomeia coordenadora estadual para Casa da Mulher Brasileira

Com vasta experiência à frente da pauta, Carla se diz honrada em integrar a equipe do Governo do Estado quando se inaugura um novo momento administrativo deste equipamento público através da gestão compartilhada.