27.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 6 de agosto, 2025

22 De Agosto Dia Do Folclore Nacional, 61 anos de tradição brasileira

22/08/2016 – Atualizado em 22/08/2016

Folclore brasileiro um patrimônio cultural imaterial

Folclore uma herança cultural de todos.

Por: Karime Marques

A data foi oficializada, em 1965, que todo dia 22 de agosto seria comemorado o Folclore Nacional. Assim, homenageando e valorizando as histórias e personagens do folclore brasileiro.

A palavra tem origem no inglês, em que “folklore” significa sabedoria popular. A palavra é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento). O folclore simboliza a cultura popular e apresenta a identidade da nação. Para não desfazer a tradição folclórica, é imprescindível que as manifestações culturais sejam propagadas através das gerações.

Cada país tem sua própria cultura folclórica, o Japão, por exemplo, está repleto de lendas sobre criaturas misteriosas e sobrenaturais, conhecidas como Yokai ou Youkai.

No Brasil, encontramos varias expressões dentro do Folclore, como o carnaval, as farras de boi, as festas juninas, as cavalhadas, a festa do divino e as lendas do curupira, do saci pererê e da mula sem cabeça, do lobisomem, boitatá, pai-do-mato e outros mais.

Também, interligadas,existem muitas formas musicais,de canto e/ou instrumento, são ritmos de dança, como o cateretê, a polca, o maxixe, o lundu, o baião, o samba, o frevo, o xaxado, o fandango, a vanera, o xote, o maracatu, a ciranda, o jongo, a tirana, a catira, o batuque, o pau-de-fita, a quadrilha, as cantigas de roda, sendo bem conhecidas as melodias Escravos de Jó, Sapo Cururu, O Cravo e a Rosa, Ciranda-Cirandinha e Atirei o Pau no Gato.

As principais exposições da linguagem popular folclórica são adivinhações, provérbios, quadrinhas piadas, literatura de cordel, trava-línguas.

Em, Três Lagoas-MS, uma personagem bem conhecida é o lobisomem, é um ser que tem origem mitologia grega, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer. No Brasil (principalmente no sertão), a lenda tem várias versões. Certos locais afirmam que o sétimo filho homem de uma sucessão de filhos do mesmo sexo, pode virar lobisomem. Outras regiões dizem que se uma mãe tiver seis filhas mulheres e o sétimo for homem, este será um lobisomem. E também tem outras teorias, por exemplo, se um filho não for batizado poderá se transformar em lobisomem na fase adulta. Nessa cidade em meados da década de 90, segundo dito por moradores, a criatura com as características similares a citada anteriormente, aterrorizou a população, pessoas afirmavam ter visto pelas noites de Três Lagoas um lobisomem. O fato mobilizou ações da polícia, rádios locais e dos próprios habitantes que, têm suas versões para o monstro. Até mesmo o Fantástico, programa televisivo de horário nobre da Rede Globo, exibiu uma matéria, no programa, sobre o caso do lobisomem de Três Lagoas.

O Folclore brasileiro se resume em um vasto leque de cultura, são várias outras coisas que vão além das lendas, existe também a culinária, brinquedos e brincadeiras, crenças e superstições, artesanato. Uma herança que leva consigo grandes ensinamentos, principalmente o de preservar o tempo que já passou

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Diretor de Cultura destaca economia criativa como ferramenta de desenvolvimento em Três Lagoas

Stênio Congro afirma que qualificação de agentes culturais é essencial para transformar talento em geração de renda no município

Motoristas são flagrados sem habilitação e sob efeito de álcool em blitz no Centro de Três Lagoas

Fiscalização do Pelotão de Trânsito abordou 200 veículos e terminou com 12 apreensões na rua João Silva

Jordana Duenha destaca papel da economia criativa na autonomia feminina e no combate à violência

No Agosto Lilás, superintendente da Fecomércio-MS afirma que cultura e geração de renda ajudam mulheres a romper ciclos abusivos