27.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de dezembro, 2025

21 Anos da Funtrab: MS comemora queda no desemprego

Em 2003, Mato Grosso do Sul enfrentava uma taxa de desemprego de 7,9%. Vinte e um anos depois, a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) comemora seu aniversário em um cenário completamente transformado. Atualmente, o estado ostenta uma taxa de desemprego de apenas 3,8%, a terceira menor do Brasil, aproximando-se do pleno emprego.

Essa mudança drástica impulsionou a Funtrab a adaptar sua atuação. Em vez de focar principalmente na intermediação de vagas, a fundação agora prioriza a capacitação profissional, preparando os trabalhadores para as oportunidades existentes e conectando-os às empresas que buscam mão de obra qualificada. O objetivo é garantir que os sul-mato-grossenses tenham acesso a empregos melhores e com salários mais justos.

Para formalizar essa nova estratégia, a Funtrab lançou seu Plano Estratégico Setorial. Elaborado em três meses por meio de seis oficinas com servidores da fundação, o plano define a missão, visão, valores e objetivos da instituição para os próximos anos. A participação ativa dos funcionários garantiu um documento alinhado com as necessidades e a realidade do mercado de trabalho.

Com a missão de conectar pessoas e instituições por meio da promoção de políticas de trabalho, emprego e renda, e a visão de ser reconhecida como uma instituição pública de excelência, a Funtrab se compromete a conduzir suas ações com ética, transparência e inovação, contribuindo para a transformação social de Mato Grosso do Sul. Os pilares do plano incluem ética, compromisso, transparência, organização, conhecimento técnico, empatia, gestão inovadora, inclusão e respeito.

Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três-lagoense é encontrado morto em residência de Água Clara

Vítima, identificada como Luiz Ricardo da Silva Santana, de 33 anos, era natural de Três Lagoas e completaria 34 anos nesta quarta-feira.

Justiça autoriza saída temporária de fim de ano para 77 detentos da Colônia Penal de Três Lagoas

Benefício, previsto na Lei de Execução Penal, vale de 24 de dezembro a 8 de janeiro e segue critérios rigorosos de conduta e fiscalização.

Nova lei reorganiza a carreira da polícia no Poder Judiciário

Norma redefine cargos, garante porte de arma e enquadra a atividade como apoio especializado O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na sexta-feira, 19...