23.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 9 de abril, 2026

10ª Edição do Arquivo em Cartaz tem foco em mudanças climáticas

O Arquivo Nacional (AN), vinculado à Secretaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), realiza a 10ª Edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, de janeiro a junho de 2025. Com foco nas mudanças climáticas e questões ambientais, o festival contará com exibições e debates em todas as regiões do país. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é uma das instituições parceiras do evento.

Abertura do evento

A abertura do festival ocorrerá em Brasília no dia 31 de janeiro e no Rio de Janeiro nos dias 29 e 30 de janeiro. O festival terá dez eventos presenciais com exibição de filmes e diálogos com o público em várias cidades do Brasil. Além disso, a Mostra Acervos apresentará uma seleção de filmes de arquivos em plataforma de streaming para apreciação do júri popular, totalizando 52 obras, entre curtas e longas-metragens.

Parceria com a EBC

Em 2024, o diretor-presidente da EBC, Jean Lima, e a então diretora do Arquivo Nacional, Ana Flávia Magalhães Pinto, assinaram um acordo que inclui a cobertura do Arquivo em Cartaz pelos veículos da EBC. A parceria também permitirá que a TV Brasil e a TV Brasil Internacional exibam os filmes selecionados para o festival em suas programações, assim como as emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública.

“Valorizar a preservação da memória e da cultura nacionais são diretrizes alinhadas com a nossa missão como empresa pública de comunicação. Estamos felizes em fazer parte do festival”, afirmou Jean Lima.

Programação do festival

A programação do Arquivo em Cartaz seguirá durante todo o primeiro semestre de 2025, com exibição de filmes, debates e oficinas. Entre as atividades, destacam-se a Oficina Lanterninha Mágica, a oficina de conservação de filmes e o Arquivo Faz Escola. O evento será encerrado em junho com a Premiação dos Filmes da Mostra Acervos e a Mostra Lanterninha Mágica.

As exibições presenciais ocorrerão em cidades como Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Natal (RN), São Cristóvão (SE), Porto Alegre e Santa Maria (RS), Manaus (AM) e Salvador (BA). As datas e horários estarão disponíveis nas redes sociais do Arquivo Nacional.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PMR apreende veículos carregados com contrabando na MS 395

Três carros são interceptados com mercadorias do Paraguai e eletrônicos, onde condutores liberados após confissão

Mulher desaparece e família pede ajuda para encontrá-la em Três Lagoas

Valdirene Aparecida de Souza sumiu após ser vista pela última vez no bairro Vila Nova

Em vídeo, empresária alega que avó teria sofrido tentativa de abuso após invasão em Três Lagoas

Relato de empresária aponta que idosa de 84 anos teria sido agredida durante assalto dentro de casa