O Arquivo Nacional (AN), vinculado à Secretaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), realiza a 10ª Edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, de janeiro a junho de 2025. Com foco nas mudanças climáticas e questões ambientais, o festival contará com exibições e debates em todas as regiões do país. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é uma das instituições parceiras do evento.
Abertura do evento
A abertura do festival ocorrerá em Brasília no dia 31 de janeiro e no Rio de Janeiro nos dias 29 e 30 de janeiro. O festival terá dez eventos presenciais com exibição de filmes e diálogos com o público em várias cidades do Brasil. Além disso, a Mostra Acervos apresentará uma seleção de filmes de arquivos em plataforma de streaming para apreciação do júri popular, totalizando 52 obras, entre curtas e longas-metragens.
Parceria com a EBC
Em 2024, o diretor-presidente da EBC, Jean Lima, e a então diretora do Arquivo Nacional, Ana Flávia Magalhães Pinto, assinaram um acordo que inclui a cobertura do Arquivo em Cartaz pelos veículos da EBC. A parceria também permitirá que a TV Brasil e a TV Brasil Internacional exibam os filmes selecionados para o festival em suas programações, assim como as emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública.
“Valorizar a preservação da memória e da cultura nacionais são diretrizes alinhadas com a nossa missão como empresa pública de comunicação. Estamos felizes em fazer parte do festival”, afirmou Jean Lima.
Programação do festival
A programação do Arquivo em Cartaz seguirá durante todo o primeiro semestre de 2025, com exibição de filmes, debates e oficinas. Entre as atividades, destacam-se a Oficina Lanterninha Mágica, a oficina de conservação de filmes e o Arquivo Faz Escola. O evento será encerrado em junho com a Premiação dos Filmes da Mostra Acervos e a Mostra Lanterninha Mágica.
As exibições presenciais ocorrerão em cidades como Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Natal (RN), São Cristóvão (SE), Porto Alegre e Santa Maria (RS), Manaus (AM) e Salvador (BA). As datas e horários estarão disponíveis nas redes sociais do Arquivo Nacional.
Com informações Agência Brasil